Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: MICROBIOLOGIA GERAL E APLICADA À ODONTOLOGIA

Código: 20-857

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Bacteriologia: classificação, nomenclatura e morfofisiologia bacteriana. Micologia: classificação e morfofisiologia fúngica. Virologia: classificação, morfologia e genética viral. Formas de controle de microrganismos. Noções de parasitologia. Conceitos básicos em imunologia: citologia imunológica, resposta imune inata e adaptativa, inflamação, migração celular e infecção. Princípios básicos dos principais microrganismos (bactérias, fungos e vírus) de interesse clínico odontológico. Microbiota bucal e específica das doenças orais (microrganismos envolvidos na doença cárie, periodontal, pulpar e infecções fúngicas).

 

Objetivos

  • Identificar as bactérias, fungos e vírus do meio ambiente e do corpo humano.
  • Reconhecer as principais técnicas aplicadas a prática da microbiologia.
  • Identificar os mecanismos pelos quais a microbiota se autorregula ou modifica frente aos diferentes fatores.
  •  Relacionar como os mecanismos de defesa do organismo irão atuar frente à patógenos e ao meio em que o indivíduo está inserido.
  • Identificar e descrever a microbiota bucal.
  • Reconhecer os microrganismos envolvidos na etiopatogenia das principais doenças orais.

 

Habilidades

  • Aplicar o conhecimento microbiológico na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clínicas e epidemiológicas.
  • Associar o envolvimento microbiológico ao realizar diagnóstico e/ou plano de tratamento de doenças orais com influência microbiológica.
  • Desenvolver a autonomia na busca do conhecimento
  • Aplicar os princípios de biossegurança na prática odontológica.

 

Conteúdos Curriculares

Nomenclatura e classificação dos microrganismos; Bacteriologia básica: Morfologia e estrutura de células bacterianas; nutrição, crescimento e genética das bactérias; Micologia básica: Características dos fungos filamentosos e leveduras; fungos de importância médica; Microbiota normal do corpo humano; Virologia básica: Estrutura viral; vírus de importância médica; Cultura microbiológica e antibiograma; Princípios de parasitologia; Métodos de controle de crescimento microbiano; Técnicas de coloração gram; Imunologia e inflamação; Microrganismos envolvidos nas doenças orais; Microbiota bucal residente e influência dos fatores abióticos e bióticos; Microbiota envolvido no processo da doença cárie; Microbiota das doenças periodontais; Microbiotas envolvidas nas doenças pulpo-periapicais; Microbiota das doenças fúngicas associadas ao uso de próteses e condições do paciente; Repercussões sistêmicas das doenças infecciosas da boca; Reconhecimento clínico das doenças orais modificando tecidos do meio bucal; Controle de infecção cruzada em Odontologia;

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

ABBAS, Abul K; LICHTMAN, Andrew H; POBER, Jordan S. Imunologia celular e molecular. 9.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2012.

JORGE, Antonio. Microbiologia e Imunologia Oral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

MARSH, Philip D. Marsh & Martin Microbiologia Oral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

 

Bibliografia Complementar

FORTE, Wilma Carvalho Neves. Imunologia do básico ao aplicado: do básico ao aplicado. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2015.

JANEWAY, Charles et al. Imunobiologia: o sistema imunológico na saúde e na doença. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 10. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

TORTORA, Gerard J; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VAZ, Adelaide; TAKEI, Kio; BUENO, Ednéia Casagranda. Imunoensaios: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.