Área de Conhecimento de Ciências Biológicas Componente Curricular: BIOQUÍMICA GERAL IA Código: 20-815 Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h) Nº de Créditos: 04
Ementa Estudo das estruturas, funções e do papel do metabolismo de biomoléculas orgânicas para o funcionamento do organismo humano nos diferentes estados metabólicos.
Objetivos
Habilidades
Conteúdos Curriculares UNIDADE DE ENSINO 01 – Estrutura e função de biomoléculas orgânicas Trabalhar os conceitos de estrutura e função de aminoácidos, proteínas, carboidratos, lipídeos e nucleotídeos, e enzimologia.
TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – Metabolismo energético Estudar os conceitos de bioenergética e sua relação com o metabolismo celular. Conhecer os principais componentes da cadeia respiratória mitocondrial e o processo da fosforilação oxidativa como principal fonte de ATP da célula. Compreender o funcionamento do ciclo de Krebs e seu papel no metabolismo energético mitocondrial.
TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – Principais vias do catabolismo e anabolismo Conhecer as principais vias do catabolismo e anabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, seus aspectos regulatórios e importância nos diferentes estados metabólicos.
TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metodologia Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.
Avaliação A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.
Bibliografia Básica MURRAY, Roberty K. Harper: bioquímica ilustrada 27.ed. Porto Alegre - RS: AMGH, 2007. NARDY, Mariane B. Compri. Práticas de laboratório de bioquímica e biofísica: uma visão integrada: Rio de Janeiro - RJ: Guanabara Koogan, 2011. NELSON, David L. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5.ed. Porto Alegre - RS: ARTMED, 2009.
Bibliografia Complementar CAMPBELL, M. Bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2000. CHAMPE, P.; HARNEY, R. Bioquímica ilustrada. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. GAZZINELLI. Bioquímica celular e biologia molecular. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 1999. MARZZOCO, A. Bioquímica básica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. MOTTA, V. Bioquímica clínica para o laboratório. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
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