Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências Biológicas

Componente Curricular: BIOQUÍMICA GERAL IA

Código: 20-815

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Estudo das estruturas, funções e do papel do metabolismo de biomoléculas orgânicas para o funcionamento do organismo humano nos diferentes estados metabólicos.

 

Objetivos

  • Compreender as estruturas e funções de biomoléculas orgânicas e inorgânicas nos organismos vivos.
  • Conhecer o metabolismo geral dos nutrientes orgânicos e sua importância para a fisiologia humana.
  • Conhecer procedimentos laboratoriais e atuar com responsabilidade e segurança.
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita

 

Habilidades

  • Entendimento das estruturas e funções de carboidratos, lipídeos, proteínas e nucleotídeos e a relação com o funcionamento celular
  • Compreensão do metabolismo energético e sua regulação, relacionando com fenômenos fisiológicos.
  • Conhecimento das principais vias do catabolismo e anabolismo e a importância para a fisiologia humana nos diferentes estados metabólicos.
  • Aplicação das bases bioquímicas teóricas no desenvolvimento de atividades práticas laboratoriais.
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional    
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento
  • Reconhecimento da responsabilidade e compromisso com a segurança pessoal e coletiva no laboratório e o cuidado no descarte de rejeitos químicos e materiais biológicos, seguindo os preceitos da biossegurança
  • Organização do espaço de atividades, zelo dos materiais e equipamentos utilizados no desenvolvimento das atividades

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Estrutura e função de biomoléculas orgânicas

Trabalhar os conceitos de estrutura e função de aminoácidos, proteínas, carboidratos, lipídeos e nucleotídeos, e enzimologia.

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Metabolismo energético

Estudar os conceitos de bioenergética e sua relação com o metabolismo celular. Conhecer os principais componentes da cadeia respiratória mitocondrial e o processo da fosforilação oxidativa como principal fonte de ATP da célula. Compreender o funcionamento do ciclo de Krebs e seu papel no metabolismo energético mitocondrial.

 

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Principais vias do catabolismo e anabolismo

Conhecer as principais vias do catabolismo e anabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, seus aspectos regulatórios e importância nos diferentes estados metabólicos.

 

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

MURRAY, Roberty K. Harper: bioquímica ilustrada 27.ed. Porto Alegre - RS: AMGH, 2007.

NARDY, Mariane B. Compri. Práticas de laboratório de bioquímica e biofísica: uma visão integrada: Rio de Janeiro - RJ: Guanabara Koogan, 2011.

NELSON, David L. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5.ed. Porto Alegre - RS: ARTMED, 2009.

 

Bibliografia Complementar

CAMPBELL, M. Bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHAMPE, P.; HARNEY, R. Bioquímica ilustrada. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GAZZINELLI. Bioquímica celular e biologia molecular. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 1999.

MARZZOCO, A. Bioquímica básica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MOTTA, V. Bioquímica clínica para o laboratório. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.