Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: NUTRIÇÃO DA GESTAÇÃO A ADOLESCÊNCIA - A Código: 40-1340 Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas) (TDE: 20 horas) Nº de Créditos: 04 Pré-requisito: 40-1331- Nutrição Humana
Ementa A disciplina visa o estudo nutricional na gestação, infância e adolescência, nos seus aspectos fisiológicos, como nas patologias mais comuns ligados à nutrição.
Objetivos A disciplina visa desenvolver habilidades para a orientação nutricional de gestantes, nutrizes e crianças buscando despertar o interesse pela área de saúde coletiva de forma a atuar na promoção da saúde. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Compreender os processos básicos da gestação e do bebê e as situações de risco ligadas à nutrição. - Identificar os requerimentos nutricionais na gestação, infância e adolescência. - Conhecer as alterações fisiológicas da gestante, da criança e do adolescente. - Identificar o tratamento dietético.
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 01: Nutrição na Gestação Abordar a Nutrição na gestação com vistas ao baixo peso ao nascer e ao recém-nascido pequeno para a idade gestacional. Nutrição na Gestação e na Lactação.Situações Especiais: Gestação na Adolescência; Baixo Peso; Obesidade e Anemias Carenciais. Práticas Alimentares na gestação: Náuseas e Vômitos; Pica; Pirose e Constipação Intestinal. Apresentar as principais patologias na gestação: Diabetes Gestacional e Distúrbio Hipertensivo Específico da Gestação.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02: Recém-nascido e Lactente Apresentar a nutrição do Recém-nascido e Lactente. Aleitamento Materno. Alimentação artificial. Alimentação Geral no Primeiro Ano de Vida.
TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03: Infância e Adolescência Apresentar os aspectos relacionados a Nutrição da Criança Pré-Escolar e Escolar e Nutrição na Adolescência. Abordar os conceitos, fisiopatologia e tratamento nutricional na diarreia e Síndrome de Má Absorção. Desnutrição Energético-Proteica. Carências Vitamínicas e Minerais.
TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de trabalhos e/ou seminários, e estudos de caso. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
Bibliografia Básica LOPES, F. A.; BRASIL, A. L. D. Nutrição e Dietética em Clínica Pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2004. VITOLO, M. R. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012. 628 p. FULGINITI, Helena Simões Dutra de Oliveira. Nutrição materno-infantil. Porto Alegre: SAGAH, 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788569726838/pageid/1>. Acesso em 04 de outubro de 2021.
Bibliografia Complementar ANCONA LOPEZ, F.; BRASIL, A. L. D. Nutrição e dietética em clínica pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2004. 368 p. NOVAES, J. F. De. RIBEIRO, S. A.V. PRIORE, S. E. FRANCESCHINI, S. Do C. Nutrição e Saúde da Criança. Rio de Janeiro: Rubio. 2019. MONTEIRO, J. P.; CAMELO JUNIOR, J. S. Nutrição e Metabolismo. Caminhos da Nutrição e Terapia Nutricional, da Concepção a Adolescência. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. VASCONCELOS, M.J.O.B. BARBOSA, J.M. PINTO, I.C.S. LIMA, T.M. ARAÚJO, A.F.C. Nutrição Clínica. Obstetrícia e Pediatria. Rio de Janeiro: MedBook, 2011. WEFFORT, V. R. S. LAMOUNIER, J. A. Nutri¸a~o em pediatria: da neonatologia ` adolesce^ncia. 2. ed. Barueri: Manole, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555762266/epubcfi/6/8%5B%3B vnd.vst.idref%3Dcopyright%5D!/4/2/4%5Bcopy%5D. Acesso em 04 de outubro de 2021. |