Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: ÉTICA PROFISSIONAL DA NUTRIÇÃO - A

Código: 40-1330  

Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas)  (TDE: 10 horas)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa  

Fundamentada na ética, a disciplina aborda a problemática do exercício profissional, identifica e analisa a legislação pertinente e a ação das entidades de classe na sociedade e na fiscalização do exercício profissional.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidade ética como consciência moral e as responsabilidades do profissional perante o indivíduo e a coletividade.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Analisar situações relacionadas ao exercício profissional.

- Reconhecer as relações interpessoais, étnico raciais e os direitos humanos, no contexto do pluralismo e da educação ética.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – Exercício profissional

Apresentar a legislação, regulamentos e  resoluções referentes ao exercício da profissão.

Entidades de classes e as suas funções. Princípios básicos que regem o exercício profissional: código de ética.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02- Ética profissional

Estudar a bioética e saúde, relações interpessoais, étnico raciais, pluralismo ético, educação e ética e sua relação com os direitos humanos e sua universalidade.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa  e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver pesquisas bibliográficas, produção de vídeos, estudos dirigidos e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de socialização, mapa conceitual, estudo dirigido, aula invertida, utilização de legislações, regulamentos e resoluções.  

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.   

 

Bibliografia Básica

BITTAR, Carla Bianca. Educação e direitos humanos no Brasil. Edição Digital. 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2014. 125 p. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:  

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788502213005/pageid/0. Acesso em: 30 de setembro de 2021.

DINIZ, Debora, GHILHEM, Dirce. O que é bioética. São Paulo: Brasiliense, 2012.

SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 9. edição. São Paulo: Atlas, 2013.

 

Bibliografia Complementar

BARSANO, Paulo Roberto. Ética profissional. Edição Digital. 1ª edição. São Paulo: Érica, 2014. 119 p. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536514147/pageid/0. Acesso em: 30 de setembro de 2021.

GORCZEVSKI, Clovis. Direitos humanos, educação e cidadania: conhecer, educar, praticar. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2009.

LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Edição Digital. Porto Alegre: Artemed, 2007. 180 p. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536306285/pageid/0. Acesso em: 30 de setembro de 2021.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 22ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.  

SOUZA, Ricardo Timm de. Ética como fundamento: uma introdução à ética contemporânea. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.