Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO B

Código: 40-1329

Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas)  (TDE: 10 horas)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Proporciona conhecimentos básicos da Ciência da Nutrição. Caracterizar o profissional e suas áreas de atuação. Oportunizar ao aluno o contato com as atividades profissionais e com os profissionais nutricionistas.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos referente a ciência da Nutrição afim de inserir o egresso nas várias áreas de atuação do profissional nutricionista.   

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Conhecer os conceitos básicos da Ciência da Nutrição;

- Identificar as áreas de atuação profissional;

-  Proporcionar aos acadêmicos ingressantes contato com os profissionais das áreas de atuação;

- Dialogar sobre a importância dos direitos humanos a alimentação.

-  Capacitar os alunos para comunicação escrita e oral, e elaboração de relatórios e/ou pesquisas sobre áreas de atuação do professional nutricionista.  

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – A Ciência da Nutrição  

Apresentar aos alunos os conceitos da ciência da Nutrição (História; Importância da Ciência da Nutrição); Direito Humano a Alimentação (DHA); Conceitos básicos de nutrição: definição de Nutrição; alimentação e alimento; fases da nutrição: Alimentação, metabolismo e excreção (conceitos básicos); Leis da Alimentação- base para a organização da alimentação saudável.  

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Gráficos de alimentação e Guia Alimentar para a População brasileira

Conhecer a evolução dos gráficos de alimentação; Pirâmide alimentar e Educação alimentar e nutricional; Grupos de alimentos  -funções e substituições,  nutrientes (macro e micronutrientes); Construção de um plano alimentar saudável.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Áreas de atuação do Nutricionista  

Apresentar a  Resolução sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições. Socializar e/ou pesquisar com profissionais nutricionistas de diferentes áreas de atuação.  

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.  

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista,  socialização com profissionais em cada área de atuação. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de estudos de caso, relatórios voltados aos desenvolvidos. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice, L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. Ed. Rio de Janeiro: Guanabra Koogan, 2020

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed.. São Paulo: Roca, 2011.  

VITOLO, Márcia Regina (organiz). Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.

 

Bibliografia Complementar

GIBNEY, Michael J (Coord.).  Introdução à nutrição humana.  2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva  (Org.).  Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Barueri: Manole, 2008.  

ROSS, A. Catharine; CABALLERO, Benjamin; COUSINS, J. Robert; TUCKER, Katherine L.; Thomas R. ZIEGLER. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11. ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: Plataforma Minha Biblioteca:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520451670/pageid/0  Acesso em 06 de março de 2021.

WARDLAW, Gordon M.; SMITH, Anne M. Nutrição contemporânea  [recurso eletrônico] 8. ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: AMGH, 2013. Plataforma Minha Biblioteca:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788580551891/pageid/570   Acesso em 23 de março de 2021.

TIRAPEGUI, Julio. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. São Paulo: Atheneu, 2002.