Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA A  

Código: 20-777

Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas)  (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Organelas celulares e suas funções. Tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Embriologia: gametogênese, fases do desenvolvimento embrionário e fetal, anexos embrionários e ação de teratogênicos no desenvolvimento embrionário.

 

Objetivos

A disciplina visa promover o conhecimento das funções normais das células eucariotas, dos tecidos e do desenvolvimento humano de modo a fornecer subsídios para a compreensão do funcionamento de órgãos e sistemas humanos. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Conhecer a estrutura celular e seus componentes.

- Reconhecer os tipos de tecidos e as características do corpo humano.

- Conhecer os conceitos básicos de embriologia e sistema reprodutor humano.

-  Capacitar os alunos para comunicação escrita e oral, e elaboração de relatórios e/ou pesquisas.  

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – CITOLOGIA

Trabalhar os conceitos de biomoléculas, diferença  entre vírus, célula procarionte e célula eucarionte, membrana plasmática, organelas celulares, estrutura do DNA, divisão celular e síntese de proteínas.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – HISTOLOGIA BÁSICA

Estudar as características básicas e organizacionais dos tecidos que formam o corpo humano: tecido Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – EMBRIOLOGIA

Conhecer o sistema reprodutor feminino e masculino, os aspectos da reprodução humana, a gametogênese e os métodos anticoncepcionais. Estudar as fases do desenvolvimento durante o período embrionário e fetal, e a exposição a substâncias teratogênicas.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.  

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com  contextualização e com estudos dirigidos), ativa, sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, laboratório de microscopia, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, por meio da leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras.  

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

DE ROBERTIS, E. M. F; HIB, J.; PONZIO, R. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.  

JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto-atlas. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MOORE, K.L.; PERSAUD, T. V. N; SHIOTA, K. Atlas colorido de embriologia clínica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

 

Bibliografia Complementar

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.  

GARTNER, L.P.; VUGMAN, I. (Trad.). Tratado de histologia em cores. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.  

ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas: em correlação com biologia celular e molecular. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.  

SADLER, T. W. Embriologia médica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.