Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

60-725 – GESTÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS

DEPARTAMENTO: Ciências Sociais Aplicadas

Nº DE CRÉDITOS: 02

CARGA HORÁRIA: (T 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Conceitos Básicos: estudo estrutural das empresas; empresas comerciais e industriais farmacêuticas: conceitos, classificação, organização formal e legal, dinâmica dos negócios, documentos comerciais, seguros; vendas, compras e estoques, administração do estoque: acondicionamento, validade, embalagem, organização; noções de custo e formação de preços, gestão financeira, implicações tributárias. Administração da gestão da qualidade e produtividade.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidade e atitudes necessárias para a compreensão das bases da administração e gestão de empresas farmacêuticas, bem como promover o desenvolvimento de pessoas e equipes estimulando uma postura empreendedora.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Formas legais de constituição da empresa

O negócio farmacêutico, gestão e organização do negócio farmacêutico, empreendedorismo e viabilidade da empresa farmacêutica

Tipos de empresas farmacêuticas e sua organização.

Marketing farmacêutico e estratégias de fidelização e satisfação dos clientes, conceito de marketing, mix de marketing, tipos de pesquisa de mercado e de satisfação dos clientes.

Estratégias de compra: negociação, armazenagem de materiais, embalagens e acondicionamento, normas de estocagem, dimensionamento e controle de estoques, rotatividade de estoques.

Boas práticas em farmácia, gestão de materiais, gestão de produção, gestão de custos.

Plano de marketing e Plano de negócio como ferramenta para empreender

Tópicos atuais, novidades e tendências na constituição de novas empresas

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6, 7 e 8 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, 2004 e 2011

CHIAVENATO, Idalberto; CERQUEIRA NETO, Edgard Pedreira de. Administração estratégica em busca do desempenho superior: uma abordagem além do balanced scorecard. São Paulo: Saraiva, 2003.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 9 e 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004 , 2005 e 2012.

 

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: edição compacta . 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

DAFT, Richard L. Administração. 6. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005

LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de vendas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2014.