60-725 – GESTÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS DEPARTAMENTO: Ciências Sociais Aplicadas Nº DE CRÉDITOS: 02 CARGA HORÁRIA: (T 30) SEMESTRE DO CURSO: 7º
EMENTA Conceitos Básicos: estudo estrutural das empresas; empresas comerciais e industriais farmacêuticas: conceitos, classificação, organização formal e legal, dinâmica dos negócios, documentos comerciais, seguros; vendas, compras e estoques, administração do estoque: acondicionamento, validade, embalagem, organização; noções de custo e formação de preços, gestão financeira, implicações tributárias. Administração da gestão da qualidade e produtividade.
OBJETIVO GERAL Promover conhecimento, habilidade e atitudes necessárias para a compreensão das bases da administração e gestão de empresas farmacêuticas, bem como promover o desenvolvimento de pessoas e equipes estimulando uma postura empreendedora.
CONTEÚDOS CURRICULARES Formas legais de constituição da empresa O negócio farmacêutico, gestão e organização do negócio farmacêutico, empreendedorismo e viabilidade da empresa farmacêutica Tipos de empresas farmacêuticas e sua organização. Marketing farmacêutico e estratégias de fidelização e satisfação dos clientes, conceito de marketing, mix de marketing, tipos de pesquisa de mercado e de satisfação dos clientes. Estratégias de compra: negociação, armazenagem de materiais, embalagens e acondicionamento, normas de estocagem, dimensionamento e controle de estoques, rotatividade de estoques. Boas práticas em farmácia, gestão de materiais, gestão de produção, gestão de custos. Plano de marketing e Plano de negócio como ferramenta para empreender Tópicos atuais, novidades e tendências na constituição de novas empresas
METODOLOGIA O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.
AVALIAÇÃO A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6, 7 e 8 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, 2004 e 2011 CHIAVENATO, Idalberto; CERQUEIRA NETO, Edgard Pedreira de. Administração estratégica em busca do desempenho superior: uma abordagem além do balanced scorecard. São Paulo: Saraiva, 2003. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 9 e 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004 , 2005 e 2012.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: edição compacta . 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002. DAFT, Richard L. Administração. 6. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005 LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de vendas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
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