Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-672 – FARMACOLOGIA II

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 06

CARGA HORÁRIA: (T 90)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Fármacos que modificam a atividade do sistema nervoso central; Fármacos que agem no sistema cardiovascular; Hormônios Femininos e Masculinos; Farmacologia do Trato Gastrointestinal; Insulina e Hipoglicemiantes.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidades e atitudes para que o acadêmico possa integrar as propriedades farmacológicas e mecanismos de ação das diferentes classes de medicamentos com o uso clínico e efeitos adversos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Fármacos que modificam a atividade do sistema nervoso central: Estrutura e regulação das sinapses no SNC; Ansiolíticos; Anestésicos gerais e locais; Anticonvulsivantes; aumentadores cognitivos

Estabilizadores do Humor e Antidepressivos; Analgésicos opioides; Farmacoterapia de doenças neurodegenerativas (mecanismos de morte neuronal, fisiopatologia do Mal de Parkinson, Alzheimer e Doença de Huntington).

Farmacologia da obesidade: fármacos utilizados para o tratamento da obesidade com ação em sistema nervoso central e com ação em sistema periférico e novas abordagens

Farmacologia do Sistema Cardiovascular (fisiopatologia, mecanismo de ação, reações adversas, uso terapêutico): Cardiotônicos; Antiarrítmicos; Anti-hipertensivos; Fármacos Vasoativos e Antianginosos

Farmacologia do sistema renal: diuréticos, vasopressina e fármacos utilizados em transplante renal

Hormônios Femininos e Masculinos (fisiopatologia, mecanismo de ação, reações adversas, uso terapêutico); farmacologia do sistema genito-urinário; disfunção erétil

Farmacologia do Trato Gastrointestinal: Antiulcerosos e reguladores da motilidade gastrintestinal

Insulina e Hipoglicemiantes.

Farmacologia para transtornos da tireóide. Farmacologia do Trato Gastrointestinal (fisiopatologia, mecanismo de ação, reações adversas, uso terapêutico): farmacoterapia da acidez gástrica, úlceras pépticas e doença do refluxo gastroesofágio, reguladores da motilidade gastrintestinal.

Farmacologia pulmonar: asma e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Farmacologia de sistemas especiais (ocular, dermatológica).

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 9 e 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1996 e 2003

RANG, H. P. et al. Rang & Dale farmacologia. 6 e 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, 2011 e 2012.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 6 e 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002 e 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

DELUCIA, Roberto (Coord.). Farmacologia integrada. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007. FONSECA, Almir L. Interações medicamentosas. 3. ed. Rio de Janeiro: EPUB, 2001.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

KOROLKOVAS, Andrejus; FRANÇA, Francisco Faustino de Albuquerque Carneiro de. Dicionário terapêutico Guanabara: edição 2003-2004. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003

OGA, Seizi; CAMARGO, Márcia Maria de Almeida; BATISTUZZO, José Antonio de Oliveira.

Fundamentos de toxicologia. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

TOZER, Thomas N.; ROWLAND, Malcolm. Introdução à farmacocinética e à farmacodinâmica:

as bases quantitativas da terapia farmacológica. Porto Alegre: Artmed, 2009.