Departamento de Ciências Biológicas Disciplina: ETOLOGIA GERAL Código: 20-565 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h) Nº de Créditos: 02
Ementa Introdução a etologia (estudo do comportamento animal). Padrão de ação versus comportamento aprendido. Modelos de otimização. Forrageamento. Comportamento antipredador. Orientação no tempo e no espaço. Seleção sexual. Vida em grupo. Comunicação e modelagem de sinais.
Objetivos Conhecer os conceitos básicos de adaptações comportamentais para garantia da sobrevivência da espécie. Instrumentar o aluno para o estudo do comportamento animal e para a construção e análise de etogramas. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; habilidade de trabalho em equipe; capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais.
Conteúdos Curriculares UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO A ETOLOGIA - Histórico - Métodos de estudo
UNIDADE 2 - PADRÃO DE AÇÃO - Padrão de ação versus comportamento aprendido - Tipos de aprendizagem - Modelos de otimização - Estratégias Evolutivamente Estáveis (EEE); teoria dos jogos - Forrageamento - Estratégias alimentares - Comportamento antipredador - Predador versus presa
UNIDADE 3 - ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO - Tipos de orientação - Migração - Mecanismos de orientação
UNIDAE 4 - SELEÇÃO - Cuidado parental - Sistemas de acasalamento - Vida em grupo - Sociedade - Dispersão - Territorialidade - Egoísmo versus altruísmo - Seleção de parentesco - Hipótese alternativa para comportamento de ajuda
UNIDADE 5 - COMUNICAÇÃO E MODELAGEM DE SINAIS - Como os sinais se originaram - Como os sinais evoluíram: ritualização - Funções da comunicação e contato
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais, as metodologias utilizadas serão: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio interacionista (professor como mediador de atividades nas quais os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas atividades práticas, buscando principalmente o desenvolvimento de um etograma com coleta de informações em campo. Serão desenvolvidos Trabalhos Discentes Efetivos totalizando 10h.
Avaliação O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.
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Bibliografia Básica RUWET, J.C. Etologia: Biologia del comportamento. Barcelona: Herder, 1975. KLEBER, D.C. e PREZOTO, F. As distintas faces do comportamento animal. Jundiaí: Sociedade Brasileira de Etologia, 2003. TINBERGEN, N. Estudos de Etologia. Madrid: Alianza Editorial, 1990.
Bibliografia Complementar DAWKINS, M.S. Explicando o comportamento animal. São Paulo: Manole, 1989. GOODENOUGH, J.; MCGUIRE, B. e WALLACE, R. Perspectives on animal behavior. New York: John Wiley & Sons, 1993 HALLIDAY, T. Survival in the sexual strategy. Chicago: Chicago Press, 1982. KREBS, J.R. e DAVIES, N.B. Introdução à ecologia comportamental. São Paulo: Atheneu, 1996. LORENZ, K. Os fundamentos da Etologia. São Paulo: UNESP, 1995. OWEN, J. Survival in the wild - feeding strategy. Chicago: Chicago Press, 1980.
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