Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Código: 20-555

Carga Horária: 360h (Prática: 360h)

Nº de Créditos: 18

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

Desenvolvimento de atividades práticas-profissionais em instituição de ensino e/ou pesquisa, ou empresa pública ou privada, ou em alguma instituição que  desenvolvam atividades relacionadas às áreas de atuação do Biólogo previstas pelo  Conselho Federal de Biologia.

 

Objetivos

O Estágio Supervisionado é obrigatório para a conclusão do curso de Ciências Biológicas - Bacharelado conforme diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Ciências Biológicas. Desta forma, a disciplina visa oportunizar aos alunos a aplicação dos conhecimentos e a vivência profissional no mercado de trabalho, em diferentes campos de atuação do biólogo.

 

Conteúdos Curriculares

Considerando a natureza da disciplina, os conteúdos curriculares serão apresentados pelo docente responsável pelo Estágio Supervisionado, com anuência da Coordenação do Curso e/ou Núcleo Docente Estruturante. 

 

Metodologia

A disciplina visa oportunizar aos alunos a desenvolver atividades profissionais  dentro de uma de suas áreas de formação como: em empresas prestadoras de serviços ambientais, cooperativas, instituições públicas e/ou privadas, institutos de pesquisa, órgãos governamentais, indústrias, hospitais, laboratórios, museus, herbários, biotérios, jardins botânicos, Jardins zoológicos, parques ecológicos, industrias e outras instituições que desenvolvam atividades em áreas afins vinculadas ao currículo do bacharel em Ciências  Biológicas. As atividades dos alunos serão desenvolvidas nos locais de estágio, tendo um supervisor na empresa e um orientador na Instituição.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Além disso, a avaliação seguirá as normas previstas no Regulamento do Estágio Supervisionado do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, Art. 8º e 9º com seus respectivos parágrafos.

 

Bibliografia Básica

Será definida pelo docente responsável em cada semestre letivo, de acordo com o conteúdo curricular.

 

Bibliografia Complementar

Será definida pelo docente responsável em cada semestre letivo, de acordo com o conteúdo curricular.