Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: BIOLOGIA MOLECULAR I

Código: 20-543

Carga Horária: 80H (Teórica: 50h) (Prática: 10h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: 20.506

 

Ementa

Histórico da biologia molecular. Ácidos nucléicos (DNA e RNA). Duplicação do DNA. Transcrição, processamento e tradução. Código genético. Controle da expressão gênica em procariotos e eucariotos. Mutações e Mecanismos de reparação do DNA. Transposons em procariotos e eucariotos. 

 

Objetivos

- A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimento necessário para compreender a estrutura dos ácidos nucleicos e os mecanismos moleculares associados à expressão das informações genéticas. Também objetiva que os alunos compreendam a importância dos processos moleculares para a manutenção morfofisiológica das células e organismos vivos.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- INTRODUÇÃO À BIOLOGIA MOLECULAR

- Histórico da biologia molecular

- Estrutura e funções dos ácidos nucléicos

- Duplicação do DNA

- Reação em cadeia da polimerase (PCR) e suas aplicações

UNIDADE 2- EXPRESSÃO DAS INFORMAÇÕES GENÉTICAS

- Transcrição em eucariotos e procariotos

- Processamento de RNA

- Regulação da expressão gênica em procariotos e eucariotos

- Código genético e síntese de proteínas

UNIDADE 3- MUTAÇÕES E REPARAÇÃO DE DNA

- Mutações gênicas (de ponto, inserção, deleção de nucleotídeos)

- Efeitos bioquímicos das mutações

- Agentes mutagênicos

- Principais vias de reparação de DNA

UNIDADE 4- GENÉTICA DO CÂNCER

- Ciclo celular

- Pontos de checagem e controle de progressão do ciclo celular

- Bases moleculares do desenvolvimento do câncer

- Proto-oncogenes e genes supressores de tumor

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas em laboratório para apresentação de técnicas básicas de biologia molecular. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h.

 

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

HICKMAN JR., C.P., ROBERTS, L.S. & LARSON, A. 2004.  Princípios integrados de Zoologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

KOEPPEN, Bruce M. Fisiologia: Berne e Levy. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

SCHMIDT-NIELSEN, Knut. Fisiologia animal: adaptação e meio ambiente. 5. ed. São Paulo: Santos, 2002. ix, 611 p.

 

Bibliografia Complementar:

AIRES, M.M. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.  

HILL, R.W.; WYSE, G.A.; ANDERSON, M. Fisiologia Animal, 2. ed. ArtMed, 01/2015. [Minha Biblioteca].

MOYSES, Christopher D., SCHULTE, M. Princípios de Fisiologia Animal, 2ª edição. ArtMed, 01/2010. [Minha Biblioteca].

REECE, W. (ed.). Dukes. Fisiologia dos Animais Domésticos. 13. ed.Roca, 03/2017. [Minha Biblioteca].

SILVERTHORN, D.U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.