Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: PALEONTOLOGIA A

Código: 20-539

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 10h) (TDE:10h)

Nº de Créditos: 02

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

Abrange a história do planeta Terra, sua biosfera e a evolução dos organismos ao longo do tempo geológico, correlacionando os eventos biológicos com os respectivos acontecimentos geológicos que os influenciaram. Ocupa-se ainda de relacionar a paleontologia com as outras ciências naturais.

 

Objetivos

- Fornecer subsídios para a compreensão dos principais processos de fossilização, para o reconhecimento de um fóssil e, com base nas características morfológicas disponíveis no exemplar, que o aluno seja capaz de identificar, ainda que preliminarmente, alguns grupos de organismos mais comuns no registro fóssil.

- Oportunizar aos alunos a compreensão da história da Terra e da vida que nela se desenvolveu ao longo do tempo geológico. Evidenciar a existência de correlação entre grandes eventos de extinção ou radiação adaptativa com acontecimentos de natureza global estudados pela Geologia.

- Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de comunicação e educação permanente; pensamento lógico e metodológico; capacidade de análise, interpretação e síntese com base no conhecimento teórico e científico vigente.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1 - REPRESENTAÇÃO DO TEMPO GEOLÓGICO

- Cronoestratigrafia

- Geocronologia

- Tabela do tempo geológico

UNIDADE 2 - TIPOS DE FOSSILIZAÇÃO

- Icnofósseis

- Estromatólitos

- Âmbar

- Fósseis químicos

UNIDADE 3 - TAFONOMIA ANIMAL

- Terminologia

- Coleta e descrição tafonômica

- Mortandade na biota e eventos de sedimentação

- Classificação das concentrações fossilíferas

UNIDADE 4 - TAFONOMIA VEGETAL

- Silificação e petrificação

- Compressões carbonificadas

- Permineralização carbonática

UNIDADE 5 - DESTRUIÇÃO E FOSSILDIAGÊNESE

- Dissolução e precipitação

- Silificação

- Recristalização

- Incrustação

- Fraturas e deformações

UNIDADE 6 - O REGISTRO DOS FÓSSEIS

- Paleobotânica

- Paleoinvertebrados

- Paleovertebrados

- Micropaleontologia

UNIDADE 7 - DO BIG-BANG AOS TEMPOS DE HOJE - REVISÃO DA HISTÓRIA DA TERRA E DOS DIFERENTES PERÍODOS GEOLÓGICOS E SEUS FÓSSEIS

Paleontologia no Brasil

- Principais sítios fossilíferos do Brasil

Paleontologia no Rio Grande do Sul

- O triássico do Rio Grande do Sul

- Principais sítios fossilíferos do Rio Grande do Sul

Extinção

- Causas

- Fatores Bióticos e Abióticos

- Distribuição das taxas de extinção

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas em campo, visando trabalhar as questões teóricas da disciplina na vivência prática. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 10h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CARVALHO, I.S. (Coord.). Paleontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

FUTUYMA, D.J. Biologia Evolutiva. 4. ed. Ribeirão Preto: FUNPEC-PR, 2009.

POUGH, F.H.; HEISER, J. B.; McFARLAND, W. N. A vida dos Vertebrados. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

 

Bibliografia Complementar:

MELENDEZ, B. Paleontologia. 2ed. Madrid: Paraninfo, 1986.
PAPAVERO, N. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica. São Paulo: Unesp, 1994.

POUGH, F.H. et. al. A vida dos vertebrados. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

RIDLEY, Mark. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

STEARNS, S.C.; HOEKSTRA, R. F. Evolução: uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003.