Departamento de Ciências Biológicas Disciplina: INVERTEBRADOS II Código: 20-538 Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 20h) (TDE: 20h) (EXT: 10h) Nº de Créditos: 04 Pré-requisitos: 20-533
Ementa Biologia, Ecologia e Sistemática de Arthropoda e Echinodermata. Introdução à Entomologia. Padrões de diversidade espaço-temporal em comunidades entomológicas. Taxonomia das principais Ordens e Famílias de importância econômica e ambiental. Métodos de coleta e conservação de Arthropoda. Aplicação da entomologia em estudos ambientais.
Objetivos A disciplina tem por objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento dos aspectos fundamentais da organização estrutural e funcional dos Arthropoda e dos Echinodermata, além de relacionar aspectos morfológicos, fisiológicos e etológicos dos grupos animais, com aspectos ecológicos e evolutivos. Visa também, reconhecer e identificar taxonomicamente, ordens e famílias de interesse econômico e ambiental, e sua importância biológica. A disciplina objetiva também, proporcionar aos alunos suporte conceitual e prático sobre aspectos da ecologia de insetos e a análise da influência de fatores abióticos, na distribuição dos insetos.
Conteúdos Curriculares UNIDADE 1 – FILO ARTRHOPODA - Subfilo Cheliceriformes: Classe Chelicerata - Subfilo Hexapoda: Classe Insecta - Subfilo Crustacea: Classe Malacostraca e Classe Maxillopoda - Subfilo Myriapoda: Classe Chilopoda e Classe Diplopoda
UNIDADE 2 – INTRODUÇÃO A ENTOMOLOGIA - Insetos e o Reino Animal - Autoecologia - Sinecologia - Comunidades e biocenoses - Insetos de interesse econômico e ambiental - Inventário de Entomofauna - Índices bióticos
UNIDADE 3 – FILO ECHINODERMATA - Classe Asteroidea - Classe Ophiuroidea - Classe Echinoidea - Classe Holothuroidea - Classe Crinoidea OBS.: Para todos os filos serão estudadas morfologia, fisiologia, filogenia, distribuição e ecologia.
Metodologia As aulas acontecerão de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Aulas práticas serão desenvolvidas, utilizando material da coleção didática do Museu Regional do Alto Uruguai (MuRAU - URI Erechim) e atividades de campo, visando coleta e organização de coleção, totalizando estas, 20h. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h, além de produzirem materiais destinados à extensão, computando 10h de atividade.
Avaliação O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais, prova prática, seminários e atividade de campo. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas, além do trabalho relativo à extensão.
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Bibliografia Básica BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G.J. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. RUPPERT, E. E.; FOX, Richard S; BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005. GULLAN, P. J.; CRANSTON, P.S. Os insetos: um resumo de entomologia. 3. ed. São Paulo: Roca, 2008.
Bibliografia Complementar BARNES, R.S.K. Os invertebrados: uma nova síntese. São Paulo: Atheneu, 1995. BUZZI, Z. J. Entomologia didática. 4. ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2002. FRANSOZO, A.; NEGREIROS-FRANSOZO, M. L. (Orgs.). Zoologia dos Invertebrados. 1.ed. Rio de Janeiro: Roca, 2016. [Minha Biblioteca]. HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L. S; LARSON, A. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. [Minha Biblioteca]. MOURA, A. S.; SANTOS, T.R.; SILVEIRA, F.M. Zoologia e Entomologia Agrícola. Saga Educação S. A. Porto Alegre, 2019. [Minha Biblioteca].
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