DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Lógica para Computação Código: 30-891 Carga Horária: 80h (60h Teórica + 20h Prática) Nº de Créditos: 04 EMENTA Proposições. Operações Lógicas sobre Proposições. Construção de Tabelas-Verdade. Tautologia, Contradições e Contingências. Implicação Lógica. Álgebra das Proposições. Método Dedutivo. Argumentos. Regras de Inferência. Álgebra Booleana. Lógica de Predicados. OBJETIVOS Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências: Conhecimento dos fundamentos da lógica proposicional, álgebra booleana e lógica de predicados. Aplicar o pensamento (raciocínio) lógico. CONTEÚDOS CURRICULARES Proposições - Conectivos Valores lógicos Proposições Simples e Proposições Compostas Conectivos Tabela-Verdade Operações Lógicas sobre Proposições Negação Conjunção Disjunção Disjunção Exclusiva Condicional Bicondicional Construção de Tabelas-Verdade Tabela-Verdade de uma proposição composta Número de Linhas Construção de uma Tabela-Verdade Valor lógico Tautologia, Contradições e Contingências Tautologia Princípio de substituição Contradição Contingência Implicação Lógica Definição Propriedades Tautologia e equivalência lógica Proposições associadas a uma condicional Negação conjunta de duas proposições Negação disjunta de duas proposições Álgebra das Proposições Método Dedutivo Formas normais Princípio da dualidade Argumentos, Regras de Inferência Definição Validade Critério Condicional Associada Argumentos Válidos Regras de Inferência Validade mediante Regras de Inferência Cálculo de Predicados Quantificadores e Variáveis Predicados e nomes próprios Regras de formação METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, entre outros. No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem. AVALIAÇÃO Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações: Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI; Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre; O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina: trabalhos individuais, prova escrita, quiz de perguntas e respostas sobre o conteúdo e listas de exercícios. A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.
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