Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Lógica para Computação

Código: 30-891

Carga Horária: 80h (60h Teórica + 20h Prática)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Proposições. Operações Lógicas sobre Proposições. Construção de Tabelas-Verdade. Tautologia, Contradições e Contingências. Implicação Lógica. Álgebra das Proposições. Método Dedutivo. Argumentos. Regras de Inferência. Álgebra Booleana. Lógica de Predicados.

 

OBJETIVOS

Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências:

Conhecimento dos fundamentos da lógica proposicional, álgebra booleana e lógica de predicados.

Aplicar o pensamento (raciocínio) lógico.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Proposições - Conectivos

Valores lógicos

Proposições Simples e Proposições Compostas

Conectivos

Tabela-Verdade

Operações Lógicas sobre Proposições

Negação

Conjunção

Disjunção

Disjunção Exclusiva

Condicional

Bicondicional

Construção de Tabelas-Verdade

Tabela-Verdade de uma proposição composta

Número de Linhas

Construção de uma Tabela-Verdade

Valor lógico

Tautologia, Contradições e Contingências

Tautologia

Princípio de substituição

Contradição

Contingência

Implicação Lógica

Definição

Propriedades

Tautologia e equivalência lógica

Proposições associadas a uma condicional

Negação conjunta de duas proposições

Negação disjunta de duas proposições

Álgebra das Proposições

Método Dedutivo

Formas normais

Princípio da dualidade

Argumentos, Regras de Inferência

Definição

Validade

Critério

Condicional Associada

Argumentos Válidos

Regras de Inferência

Validade mediante Regras de Inferência

Cálculo de Predicados

Quantificadores e Variáveis

Predicados e nomes próprios

Regras de formação

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, entre outros.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina: trabalhos individuais, prova escrita, quiz de perguntas e respostas sobre o conteúdo e listas de exercícios.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Plínio, B. F., HETEM A. Jr. Fundamentos de Informática - Lógica para Computação. Rio de Janeiro: LTC, 2012. (Biblioteca Virtual).

SOUZA, João Nunes de. Lógica para ciência da computação: Uma Introdução Concisa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

SOUZA, Marco Antonio Furlan de; GOMES, Marcelo Marques; SOARES, Marcio Vieira; CONCILIO, Ricardo. Algoritmos e lógica de programação: um texto introdutório para engenharia. 2. ed. São Paulo: Censage Learning, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Daghlian., J. Lógica e álgebra de Boole, 4a edição. Atlas, 1995. (Biblioteca Virtual).

MORTARI, J. Introdução à Lógica. São Paulo: UNESP, 2001
FARREL, Joyce.
Lógica e design de programação: introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SILVA, Flávio Soares Corrêa da; FINGER, Marcelo; MELO, Ana Cristina Vieira de. Lógica para computação. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

SOARES, Edvaldo. Fundamentos de Lógica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.