DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Projeto de Software Código: 30-837 Carga Horária: 80h (60h Prática + 20h Teoria) Nº de Créditos: 04
EMENTA Análise e Projeto Orientado a Objetos; Modelagem de Software Orientado a Objetos através da UML. Modelagem de processos.
OBJETIVOS Capacitar os alunos a conceber e especificar projetos de software, fazendo uso de técnicas e métodos avançados da tecnologia orientada a objetos.
CONTEÚDOS CURRICULARES Análise Orientada a Objetos Modelagem de domínio Projeto Orientado a Objetos Modelagem em nível de especificação UML (Linguagem de Modelagem Unificada) Histórico Conceitos e descrição da UML Diagramas Estruturais e Comportamentais Visões da UML Diferenças entre a Modelagem Estruturada e a Modelagem OO Diagramas Casos de Uso Diagrama de Classes Diagrama de Objetos Diagrama de Sequência Diagrama de Atividades Diagrama de Máquina de Estados Diagrama de Componentes Diagrama de Implantação
METODOLOGIA Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios. O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas expositivas com recursos visuais e exercícios práticos para a fixação do conteúdo. Realização de aulas práticas em laboratório para resolução de exercícios de forma individual ou em grupo, com a utilização de software para modelagem UML, objetivando a fixação dos conteúdos. Para tal, serão utilizados cenários hipotéticos de sistemas de informação, através dos quais o aluno deverá criar os respectivos diagramas UML a fim de apresentar soluções para estes cenários. Após os exercícios, o professor realizará a correção em conjunto com os alunos, analisando as soluções de modelagem apresentadas. No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
AVALIAÇÃO Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações: Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI; Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre; O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina: trabalhos individuais e/ou em grupo, provas teóricas e práticas, apresentação de seminários e exercícios. A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEZERRA, Eduardo. Princípio de Análise e Projetos de Sistemas com UML. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FOWLER M. UML Essencial: Um Breve Guia para Linguagem Padrão. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. (Biblioteca Virtual).
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