Plano de Ensino

Ciência da Computação

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Design de Interfaces

Código: 30-800

Carga Horária: 80h (60h Teórica + 20h prática)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Conceitos básicos de Design de Sistemas Interativos e Interação Humano Computador; Interfaces Digitais; Usuários; Usabilidade e Comunicabilidade. Aspectos Cognitivos, Semióticos e Ergonômicos. Diretrizes para a confecção de Projetos de Interfaces Digitais. Avaliação de Interfaces Digitais.

 

OBJETIVOS

Conhecer os conceitos multidisciplinares relacionados ao desenvolvimento de interfaces digitais, observando os princípios gráficos envolvidos na criação de interfaces efetivas, plenamente funcionais sob aspectos técnicos, cognitivos e ergonômicos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Princípios Básicos do Design de Sistemas Interativos

    • Tipos de Sistemas Interativos
    • Preocupações relacionadas ao design de Sistemas Interativos
    • Habilidades Desejadas para um Designer
    • Importância do Design de Sistemas Interativos centrados no Usuário
  • Conceitos de Interação Humano Computador
    • Definições
    • A Interação Humano Computador como uma Área Interdisciplinar
    • Fatores Humanos Relevantes na criação de Interfaces
    • Aspectos Sociais e Organizacionais
    • Perspectivas em Interação Humano Computador
  • Aspectos Cognitivos
    • Noções básicas de cognição, processos perceptivos e cognitivos do usuário
    • Engenharia Cognitiva
    • Engenharia Semiótica
    • Ergonomia Cognitiva
    • Princípios da Psicologia da Gestalt
    • Sintaxe Visual
    • Ilusão de Óptica
    • Conceitos de Affordance
  • Usabilidade e Comunicabilidade
    • Usabilidade segundo Jakob Nielsen
    • Heurísticas de Usabilidade
    • Razões para investir em Usabilidade no Projeto de Interfaces Digitais
    • Comunicabilidade
      • Definição
      • Interfaces de alta e baixa comunicabilidade
      • Dilemas de comunicabilidade
  • Estilos de Interfaces
    • WYSIWYG
    • Representação icônica
    • Manipulação Direta
    • Seleção de Menus
    • Linguagem de Comandos
    • Linguagem Natural
  • Diretrizes para bons Projetos de Interfaces Digitais
    • Foco no usuário
    • Arquitetura da informação
    • Navegação
    • Simplicidade
    • Conteúdo
    • Consistência
    • Performance
    • Prevenção e tratamento de erros
    • Princípios do projeto gráfico
      • Proximidade e Alinhamento
      • Equilíbrio, Proporção e Simetria
      • Ordem, Consistência e Repetição
      • Simplificação
      • Legibilidade
      • Integração
    • Uso de Cores
    • Contraste
    • Fontes
  • Modelo de Processo para Criação de Interfaces Digitais
    • Análise, Projeto e Avaliação
  • Os 10 Equívocos na Criação de interfaces Digitais segundo Jakob Nielsen
  • Modelos de Avaliação de Interfaces Digitais
    • Razões para avaliar
    • Como planejar uma avaliação
    • Modelos de avaliação desktop e web

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios.

O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas expositivas com recursos visuais e exercícios práticos para a fixação do conteúdo.

Resolução de exercícios em sala de aula, de forma individual ou em grupo, com posterior apresentação dos resultados e discussão sobre as soluções com a participação dos alunos.

Realização de pesquisas na Internet voltadas à criação de modelos experimentais de interfaces digitais, com o uso de ferramentas próprias para a tarefa.

Análise individual ou em grupo de interfaces propostas pelo professor e/ou pelos alunos, para identificação de pontos positivos e/ou negativos, realização de avaliações segundo aspectos gráficos, cognitivos, semióticos e ergonômicos.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina: trabalhos individuais e/ou em grupo, provas teóricas, apresentação de seminários e exercícios.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92. 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LORANGER, Hoa; NIELSEN, Jakob. Usabilidade na Web: Projetando Websites com Qualidade. [S.l.]: Elsevier, 2007.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: Além da Interação Humano Computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

FERREIRA, S. L., NUNES, R. R.. e-Usabilidade. Rio de Janeiro: LTC, 2008. (Biblioteca Virtual)

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KALBACH., and James. Design de Navegação Web: otimizando a Experiência do Usuário. Porto Alegre: Bookman, 2009. (Biblioteca Virtual).

OLIVEIRA NETTO, Alvim Antonio de. Interação humano computador: modelagem e gerência de interfaces com usuário. Florianópolis: Visualbooks, 2004.

AMBROSE, Gavin, HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. (Biblioteca Virtual)

SILVA, Maurício Samy. Web design responsivo: aprenda a criar sites que se adaptam automaticamente a qualquer dispositivo, desde desktops até telefones celulares. São Paulo: Novatec, 2014.

ROGERS, Yvonne. SHARP, Helen. PREECE, Jennifer. Design de Interação: Além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013.