Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Desenvolvimento de Jogos

Código: 30-477

Carga Horária: 40h (30h Teórica + 10h Prática)

Nº de Créditos: 02

 

EMENTA

Visão geral de jogos: propósitos, componentes, evolução histórica, tipos, categorias e plataformas. Relação entre jogos e mídias, pessoas e sociedade. Projeto de desenvolvimento de jogos eletrônicos: metodologias, técnicas, tecnologias e ferramentas. Conceitos de game design: principais abordagens, metodologias, técnicas, tecnologias e ferramentas. Estudo e aplicação de ambientes de desenvolvimento de jogos.

 

OBJETIVOS

Permitir que o aluno tenha uma visão geral do jogo por meio da compreensão dos diversos aspectos históricos, culturais, econômicos, sociais e tecnológicos relacionados ao desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Apresentar os fundamentos de jogos eletrônicos, game design e as técnicas para o desenvolvimento de jogos 2D e 3D.

Ao final da disciplina, o aluno deverá: Compreender os conceitos fundamentais para a elaboração de projetos de jogos eletrônicos; Conhecer e saber aplicar as técnicas fundamentais para o desenvolvimento e implementação de jogos eletrônicos.

Qualificar o discente para criar, projetar, implementar, testar, implantar e manter jogos eletrônicos de gêneros diversos em plataformas computacionais.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

1 – INTRODUÇÃO AO DESIGN DE JOGOS

História do Videogame.

Fundamentos do desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Perfil do desenvolvedor de jogos.

Mercado profissional de jogos eletrônicos.

 

2 – NOÇÕES DE TEORIA DE JOGOS ELETRÔNICOS

Definições de jogo. Definições de jogo eletrônico.

O jogo como meio para experiência.

Tipos de jogo.

Perfil dos jogadores.

Regras.

Conceito de diversão (Play/Fun). Teoria do Fluxo (Flow).

 

3 – REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Estudo dos elementos do desenho e da composição: definição, características e funções.

Introdução à teoria da cor.

Elaboração de desenho de observação.

Representação gráfica em ilustração.

Desenvolvimento de arte para jogos.

 

4 – NARRATIVAS, ROTEIRO E STORYBOARD

Estrutura da Narrativa. Narrativas e jogos eletrônicos.

Desenvolvimento de roteiro e storyboard para jogos.

Tipos de narrativas.

Jornada do Herói.

 

5 – DESIGN DE PERSONAGENS

Elementos do desenvolvimento de personagens para jogos.

Tipos de personagens.

Arquétipos de personagens clássicos.

Desenvolvimento visual e verbal do personagem.

Antecedentes, história e evolução.

Construção de personagens 2D.

 

6 – ANIMAÇÃO 2D

Conceituação de movimento e técnicas de animação.

Técnicas de animação 2D para jogos eletrônicos.

Prática de animação utilizando computação gráfica.

Técnicas de animação 2D para jogos eletrônicos.

 

7 – LEVEL DESIGN

Desenvolvimento de níveis para jogos.

Balanceamento.

Arquitetura de mundos e objetos.

 

8 – PROGRAMAÇÃO PARA JOGOS

Introdução à programação para jogos.

Introdução ao design de som para jogos eletrônicos.

Lógica de programação. Algoritmos. Inteligência artificial.

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios.

A disciplina é trabalhada a partir de aulas expositivas dialogadas, discutindo os itens previstos no conteúdo programático e fixação dos conteúdos expostos através de exercícios práticos de implementação, realizados em laboratório.

Aulas teóricas sobre fundamentos de jogos eletrônicos, game design, tecnologias, programação e técnicas de desenvolvimento; Aulas práticas para a elaboração de projetos de jogos eletrônicos, resolução de exercícios e implementação dos projetos;

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações:

- Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

- O restante das notas consistirão em trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina:  trabalhos individuais, listas de exercícios, documento de Design e um demo jogável.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LLOPIS, Noel. C++ for game programmers. Hingham: Charles River Media, 2003.

SHERROD, Allen; JONES, Wendy. Beginning directX 11 game programming. Boston: Course Technology, 2012.

HAWKINS, Kevin; ASTLE, Dave. OpenGL game programming. United States: Prima Tech, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RABIN, Steve (Coord.). Al game programming wisdom. Hingham: Charles River Media, 2002.

BIERMAN, H. Scott; FERNANDEZ, Luis. Teoria dos jogos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

LENGYEL, Eric. Mathematics for 3d game programming and computer graphics. Massachusetts: Charles River Media, 2002.

BATES, Bob. Game design: the art e business of creating games. United States: Prima Tech, 2001

ROLLINGS, Andrew; MORRIS, Dave. Game architecture and design. Scottsdale: Coriolis, 2000.