Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Teoria da Computação

Código: 30-475

Carga Horária: 40h (30h Teórica + 10h Prática)         Nº de Créditos: 02

 

EMENTA

Teoria dos Grafos. Complexidade de algoritmos. Máquinas.

 

OBJETIVOS

Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de compreender aspectos básicos relacionados com teoria dos grafos, complexidade de algoritmos e de computabilidade.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Complexidade de algoritmos

Introdução, Conceitos Básicos

Tipos de Complexidade de Problema

Métodos de Projeto de Algoritmos

Teoria dos Grafos

Conceitos básicos, isomorfismo, vizinhanças, cortes e graus

Caminhos e circuitos, subgrafos

Emparelhamento

Grafos conexos e componentes, coloração de vértices e arestas,

Planaridade

Máquinas

Programas e Máquinas, noção de Máquinas Universais, Tese de Church

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDEs), no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios ou algoritmos pelo professor em sala, com discussão sobre as soluções individuais ou obtidas em grupo.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina: trabalhos individuais, prova escrita, provas práticas de programação utilizando ambiente automatizado de correção, quiz de perguntas e respostas sobre o conteúdo e listas de exercícios.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIVERIO, T. A., MENEZES, P. B. Teoria da Computação: Máquinas Universais e

Computabilidade. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. v 5. (Biblioteca Virtual).

SIPSER, M. Introdução à teoria da computação. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

TOSCANI, L.V., VELOSO, P. Complexidade de Algoritmos -V.13 – 3.ed. Bookman, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOAVENTURA NETTO, P.O.; Grafos-Teoria, Modelos, Algoritmos 4.ed. E Blucher, 2010.

JURKIEWICZ, S. Grafos - Introdução E Prática – Ed. Edgard Blucher, 2009

NICOLETTI, M. C.; HRUSCHKA JR.; R. E.. Fundamentos Da Teoria Dos Grafos Para Computação. Ed. EDUFSCAR, 2010.

SEDGEWICK, R.. Algorithms in C. 3. ed. Boston (USA): Addison-Wesley, 2002. v 5.