Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências Humanas

Componente Curricular: PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES EM SAÚDE

Código: 70-11130

Carga Horária: 40 h (Teórica: 30 horas) (TDE:10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Estudos sobre a psicologia do desenvolvimento e sobre o cuidado em saúde na prática interdisciplinar.

 

Objetivos

  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Conhecer e compreender as etapas e características do desenvolvimento psicológico
  • Identificar os impactos psicológicos do adoecimento agudo e crônico nas diferentes etapas do ciclo vital
  • Desenvolver habilidades de comunicação e empatia no cuidado com o paciente
  • Identificar demandas para o trabalho interdisciplinar entre psicologia e fisioterapia, e/ou para encaminhamento de demandas de saúde mental
  • Aprimorar atitudes de responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Conhecer os direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente implicados na compreensão do, e no cuidado com o paciente

 

Habilidades

  • Valorização do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Reconhecimento das etapas e características do desenvolvimento psicológico
  • Identificação dos impactos psicológicos do adoecimento agudo e crônico nas diferentes etapas do ciclo vital
  • Comunicação e empatia no cuidado com o paciente
  • Identificação de demandas para o trabalho interdisciplinar entre psicologia e fisioterapia, e/ou para encaminhamento de demandas de saúde mental
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro;
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente implicados na compreensão do, e no cuidado com o paciente

 

Conteúdos Curriculares

Contextualização e aplicação da Psicologia no cenário da saúde;

A Psicologia do desenvolvimento: etapas e características;

Impactos psicológicos do adoecimento agudo e crônico nas diferentes etapas do ciclo vital;

Cuidado em saúde, comunicação, empatia e prática interdisciplinar;

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota, e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), a 20%.

 

Bibliografia Básica

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hicitec, 2012.

PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wedkos. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013.

DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2001/2012.

 

Bibliografia Complementar

EIZIRIK, Cláudio Laks; BASSOLS, Ana MArgareth Siqueira; KAPCZINSKI, Flávio (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

DEJOURS, Christophe; ABDOUCHELI, Elisabeth; JAYET, Christian. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 2011.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 23. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2015.

SPINK, Mary Jane P. Psicologia social e saúde: práticas, saberes e sentidos. Petrópolis: Vozes, 2003.