Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA III

Código: 40-1490

Carga Horária: 100 h (Teórica: 0) (Prática: 100)

Número de Créditos: 05

 

Ementa

Atuação fisioterapêutica na saúde coletiva.

 

Objetivo

  • Vivenciar a prática profissional na saúde coletiva
  • Desenvolver planos de ação a partir de diagnóstico das condições de saúde com base no perfil epidemiológico em diferentes cenários
  • Aplicar a Educação Permanente em Saúde
  • Desenvolver a prática profissional com ética e dentro dos preceitos legais
  • Entender os aspectos biopsicossociais do paciente
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta.

 

Habilidades

  • Tomada de decisão em relação aos métodos e técnicas, baseada em evidências científicas e nas particularidades do paciente
  • Atuação profissional com responsabilidade, compromisso, comunicação, ética e respeito na relação com o outro
  • Atuação na educação em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção e promoção da saúde
  • Compreensão das necessidades de saúde conforme o contexto loco regional

 

Conteúdos Curriculares

Prevenção, Promoção da saúde em diferentes cenários

Educação a saúde

 

Metodologia

O Estágio na área de Promoção da Saúde ocorre em locais específicos de atendimento à comunidade. Previamente ao início das atividades práticas, apresenta-se ao grupo de estagiários a rotina e funcionamento de cada um dos locais de realização do estágio, bem como o direcionamento das ações a serem desenvolvidas pela área. Os critérios de avaliação do estagiário são também explicitados neste momento.

Além das atribuições metodológicas desta área de estágio, o curso incentiva a realização de práticas educativas e de sustentabilidade, adotadas em todas as áreas de estágio e que compreendem: o uso racional de papeis e folhas de ofício; a adequada separação de lixo; o atendimento aos indivíduos e grupos de forma humanitária e igualitária, sem discriminação de raça e cor; o respeito as diferentes crenças e culturas e suas particularidades e autonomia nas decisões; o respeito aos princípios e diretrizes do SUS.

 

Avaliação

A avaliação dos estagiários compreende diferentes dimensões, a saber: Cognitivo, Procedimental e Atitudinal. Estes critérios de avaliação, que possuem pontuação específica, serão considerados por meio do desempenho diário dos estagiários, avaliando-os pela atuação individual e em grupo, por meio de supervisão docente e de preceptor de forma permanente.

 

Bibliografia Básica

BARACHO, Elza. Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

DELIBERATO, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. Barueri: Manole, 2002.

DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira; DIOGO, Maria José D'Elboux. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu, 2000.

 

Bibliografia Complementar

ARNAIZ SÁNCHEZ, Pilar; RABADÁN MARTÍNEZ, Marta; VIVES PEÑALVER, Iolanda. Psicomotricidade na educação infantil: uma prática preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GIANNINI, Sérgio Diogo; FORTI, Neusa; DIAMENT, Jayme. Cardiologia preventiva: prevenção primária e secundária. São Paulo: Atheneu, 2000.

KNOPLICH, José. Viva bem com a coluna que você tem: dores nas costas - tratamento e prevenção. 31. ed. São Paulo IBRASA, 2005.

MORENO, Adriana L. Fisioterapia em uroginecologia. 2. ed., rev. e ampl. Barueri: Manole, 2009.

PORTO, Celmo Celeno. Doenças do coração: prevenção e tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998, 2005.