Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA I

Código: 40-1488

Carga Horária: 420 (Teórica: 0) (Prática: 420h)

Número de Créditos: 21  

 

Ementa

Atuação fisioterapêutica em nível ambulatorial

 

Objetivos

  • Sintetizar o conhecimento dos recursos fisioterapêuticos para a promoção, prevenção e reabilitação
  • Avaliar, elaborar o diagnóstico fisioterapêutico, realizar o plano de tratamento fisioterapêutico baseado em evidências científicas
  • Aplicar a Educação Permanente em Saúde
  • Desenvolver a prática profissional com ética e dentro dos preceitos legais
  • Entender os aspectos biopsicossociais do paciente
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta.

 

Habilidades

  • Tomada de decisão em relação aos métodos e técnicas, baseada em evidências científicas e nas particularidades do paciente
  • Atuação profissional com responsabilidade, compromisso, comunicação, ética e respeito na relação com o outro
  • Atuação na educação em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção e promoção da saúde ou Compreensão das necessidades de saúde conforme o contexto locorregional

 

Conteúdos Curriculares

Atenção fisioterapêutica em média complexidade

Grupos de Educação em Saúde

Reintegração sócio funcional do paciente

Equipe multi e interprofissional

 

Metodologia

O estágio na área ambulatorial, acontece na Clínica Escola de Fisioterapia, sendo a metodologia desta área pautada em atendimentos a pacientes com afecções neurológicas, uroginecológicas, oncológicas, ortopédicas, traumatológicas, reumatológicas, vasculares e em atividades acadêmico científicas.

Além das atribuições metodológicas desta área de estágio, o curso incentiva a realização de práticas educativas e de sustentabilidade, adotadas em todas as áreas de estágio e que compreendem: o uso racional de papeis e folhas de ofício; a adequada separação de lixo; o atendimento aos indivíduos e grupos de forma humanitária e igualitária, sem discriminação de raça e cor; o respeito as diferentes crenças e culturas e suas particularidades e autonomia nas decisões; o respeito aos princípios éticos e morais.

 

Avaliação

A avaliação dos estagiários compreende diferentes dimensões, a saber: Cognitivo, Procedimental e Atitudinal. Estes critérios de avaliação, que possuem pontuação específica, serão considerados por meio do desempenho diário dos estagiários, avaliando-os pela atuação individual e em grupo, por meio de supervisão docente e de preceptor de forma permanente.

 

Bibliografia Básica

CARNEY, Paul R.; GEYER, James D. (Coord.). Prática pediátrica: neurologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MARQUES, Andréa de Andrade; SILVA, Marcela Ponzio e; AMARAL, Maria Teresa Pace do (Org.). Tratado de fisioterapia em saúde da mulher. São Paulo: Roca, 2011

PRENTICE, William E. Fisioterapia na prática esportiva: uma abordagem baseada em competências. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012

 

Bibliografia Complementar

O'SULLIVAN, Susan B; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed. Barueri: Manole, 2004.

TECKLIN, Jan Stephen. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, Juliana Borges da; BRANCO, Fábio Rodrigues. Fisioterapia aquática funcional. São Paulo: Artes Médicas, 2011.

KISNER, Carolyn.; COLBY, Lyn. A. Exercícios Terapêuticos: fundamentos e técnicas.  4. ed. São Paulo: Manole, 1998, 2005.

UMPHRED, Darcy A. Reabilitação neurológica. 4. ed. Barueri: Manole, 2004.