Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA E NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO

Código: 40-1487

Carga Horária:  80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa

Abordagem do paciente crítico em terapia intensiva no pré e pós-operatório e atuação fisioterapêutica.

 

Objetivos

  • Conhecer e realizar a avaliação fisioterapêutica no paciente crítico internado em terapia intensiva
  • Conhecer e compreender os exames complementares
  • Conhecer e aplicar as medidas de biossegurança no ambiente hospitalar
  • Reconhecer a atuação do fisioterapeuta em ambientes de alta complexidade
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática fisioterapêutica em situações de alta complexidade

 

Habilidades

  • Conhecimento e entendimento da rotina de uma unidade de terapia intensiva
  • Conhecimento e aplicação da avaliação e assistência fisioterapêutica no paciente crítico internado em terapia intensiva
  • Conhecimento e aplicação as medidas de biossegurança no ambiente hospitalar
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Desenvolvimento da comunicação oral e escrita
  • Discussão das questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática fisioterapêutica em situações de alta complexidade
  • Aplicação do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde

 

Conteúdos curriculares

Rotinas em uma Unidade de Terapia Intensiva

Ventilação Mecânica Invasiva e não Invasiva

Desmame da ventilação mecânica

Parada Cardiorrespiratória e manobra de ressuscitação cardiopulmonar

Avaliação de risco do paciente crítico e cirúrgico

Complicações pós-operatórias e atuação fisioterapêutica

Neurointensivismo

Doação e Transplante de órgãos

Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR)

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos hospitais conveniados. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

KNOBEL, Elias. Condutas no paciente grave. São Paulo: Atheneu, 2010.

REGENGA, Marisa de Moraes. Fisioterapia em cardiologia: da unidade de terapia intensiva à reabilitação. São Paulo: Roca, 2000.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Fisioterapia respiratória no paciente crítico: rotinas clínicas. Barueri, SP: Manole, 2005, 2010.

 

Bibliografia Complementar

AZEREDO, Carlos Alberto Caetano. Técnicas para o desmame no ventilador mecânico. Barueri: Manole, 2002.

DAVID, Cid Marcos. Ventilação mecânica: da fisiologia à prática clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.

GAMBARATO, Gilberto (Coord.). Fisioterapia respiratória em unidade de terapia intensiva. São Paulo: Atheneu, 2006.

KNOBEL, Elias. Terapia intensiva: pneumologia e fisioterapia respiratória. São Paulo: Atheneu, 2004.

SMITH, Mandy; BALL, Val. Cardiorrespiratório para fisioterapeutas. São Paulo: Premier, 2004.