Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS: FISIOTERAPIA AQUÁTICA

Código: 40-1484

Carga Horária:  80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa

Conhecimento dos recursos fisioterapêuticos aquáticos.

 

Objetivos

  • Aplicar os recursos terapêuticos aquáticos na promoção, prevenção e reabilitação aquática
  • Compreender princípios físicos, efeitos fisiológicos, indicações e contraindicações da imersão na reabilitação aquática
  • Conhecer a estrutura física e materiais utilizados na fisioterapia aquática
  • Conhecer as particularidades da avaliação em fisioterapia aquática
  • Conhecer e aplicar as técnicas em fisioterapia aquática e protocolos hidrocinesioterapêuticos nas diversas áreas da Fisioterapia

 

Habilidades

  • Conhecimento e aplicação da avaliação, técnicas e recursos terapêuticos, conforme necessidades do paciente
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Aplicação do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção, promoção e reabilitação da saúde

 

Conteúdos Curriculares

História da fisioterapia aquática

Fundamentos fisiológicos e biofísicos da imersão

Indicações e contraindicações da fisioterapia aquática

Infraestrutura Aquática

Avaliação em fisioterapia aquática

Protocolos em Fisioterapia Aquática

Noções básicas sobre as técnicas de fisioterapia aquática

Intervenção fisioterapêutica aquática

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas na piscina da clínica escola de fisioterapia. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

CAMPION, Margaret Reid (Ed.). Hidroterapia: princípios e prática. São Paulo: Manole, 2000.

KOURY, Joanne M. Programa de fisioterapia aquática: um guia para a reabilitação ortopédica . São Paulo: Manole, 2000.

RUOTI, Richard G; MORRIS, David M; COLE, Andrew J. Reabilitação aquática. São Paulo: Manole, 2000.

 

Bibliografia Complementar

BATES, Andrea; HANSON, Norm. Exercícios aquáticos terapêuticos. São Paulo: Manole, 1998.

KATZ, Jane. Exercícios aquáticos na gravidez. São Paulo: Manole, 1999.

SÁ, Tatiana Sacchelli Tupinanbá Fernandes de; ACCACIO, Letícia Maria Pires; RADL, André Luis Maierá. Fisioterapia aquática. São Paulo: Manole, 2007.

SILVA, Juliana Borges da; BRANCO, Fábio Rodrigues. Fisioterapia aquática funcional. São Paulo: Artes Médicas, 2011.

SIMÕES, Regina. Hidroginástica: propostas de exercícios para idosos. São Paulo: Phorte, 2008.