Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO NAS DOENÇAS CRÔNICAS

Código: 40-1481

Carga Horária:  60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

Curricularização da Extensão: 10 horas

Internacionalização: Componente curricular ofertado em língua portuguesa e inglesa

 

Ementa

Adaptações agudas e crônicas do exercício físico, conhecimento das afecções crônicas e reabilitação cardiopulmonar e metabólica

 

Objetivos

  • Conhecer e compreender a fisiopatologia das principais afecções crônicas ambulatoriais
  • Conhecer e aplicar a avaliação e o tratamento fisioterapêutico no paciente crônico ambulatorial
  • Conhecer os exames complementares
  • Promover ações educativas multidisciplinares em saúde
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática fisioterapêutica nas doenças crônicas ambulatoriais

 

Habilidades

  • Conhecimento das principais afecções crônicas no paciente ambulatorial
  • Aplicação da avaliação e técnicas fisioterapêuticas por meio da prática baseada em evidências
  • Valorização da comunicação interpessoal, do compromisso, comprometimento e responsabilidade com o ser humano
  • Promoção da reinserção social e comunitária aos pacientes com sequelas crônicas, por meio de vivências e soluções de problemas
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção e promoção da saúde nas afecções crônicas ambulatoriais
  • Aplicação de ações educativas

 

Conteúdos Curriculares

Princípios fisiológicos do exercício e produção de energia

Adaptações anatômicas e fisiológicas da atividade física nos sistemas: neuromuscular, cardiovascular, respiratório e endócrino

Doenças Crônicas não Transmissíveis

Programas de Reabilitação Cardiovascular; Reabilitação Pulmonar e Reabilitação Metabólica nas diferentes faixas etárias

Protocolos e métodos de avaliação de desempenho utilizados em fisiologia do exercício para avaliação da aptidão cardiorrespiratória e músculo-esquelética

Avaliação dos doentes crônicos por meio de testes específicos de acordo com as limitações individuais

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 10h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, 2013.

PLOWMAN, Sharon A.; SMITH, Denise L. Fisiologia do exercício para saúde, aptidão e desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

SIMÃO, Roberto. Fisiologia e prescrição de exercícios para grupos especiais. 3. ed. Rio de Janeiro: Phorte, 2007.

 

Bibliografia Complementar

FARINATTI, Paulo de Tarso V; MONTEIRO, Walace David. Fisiologia e avaliação funcional. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

NEDER, José Alberto; NERY, Luiz Eduardo. Fisiologia clínica do exercício: teoria e prática. São Paulo: Artes Médicas, 2003.

POWERS, Scott K; HOWLEY, Edward T; IKEDA, Marcos (Trad.). Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento físico e ao desempenho. 3. ed. São Paulo: Manole, 2000.

RASO, Vagner; GREVE, Júlia Maria D'Andréa; POLITO, Marcos Doederlein. Pollock: fisiologia clínica do exercício. São Paulo: Manole, 2013.

SKINNER, James S. Teste e prescrição de exercícios para casos específicos: bases teóricas e aplicações clínicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.