Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: PROJETO INTEGRADOR: VIVÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE III

Código: 40-1478

Carga Horária: 40h (Prática: 40 horas)

Nº de Créditos: 02

Curricularização da extensão: 40 horas

 

Ementa

Estudo da atuação do fisioterapeuta em diferentes cenários e situações.

 

Objetivos

  • Aplicar a prática baseada em evidências na atuação fisioterapêutica
  • Associar o conhecimento dos componentes curriculares e a atuação fisioterapêutica
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente   

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento dos recursos fisioterapêuticos, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Compreensão das necessidades de saúde com visão global partindo da realidade local
  • Aplicação de ações educativas em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação multiprofissional na prevenção, promoção e reabilitação da saúde
  •  Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro

 

Conteúdo Curriculares

Trabalho em equipe e Liderança

Atuação do fisioterapeuta

 

Metodologia

A metodologia utilizada é ativa, baseada na problematização como norteadora do processo de ensino-aprendizagem. Seu desenvolvimento está centrado na observação, teorização, levantamento de hipóteses e proposição e/ou aplicação à realidade em vivências em cenários de saúde, com base no conhecimento prévio, apoiado nos conteúdos curriculares e em novas descobertas. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 60h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre nos cenários de práticas, nas atividades extensionistas, multidisciplinares e interprofissionais, pautadas na capacidade em problematizar, teorizar, hipotetizar e apresentar soluções. As dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal correspondem à avaliação. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão, também compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

MAGEE, David J. Avaliação musculoesquelética. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Recursos em fisioterapia cardiorespiratória. São Paulo: Manole, 2012.

MAFFEI, Francisco Humberto de Abreu et al. Doenças vasculares periféricas. 3. ed. São Paulo: Medsi, 2002.

 

Bibliografia Complementar

BRODY, Lori Thein; HALL, Carrie M. Exercício terapêutico: na busca da função. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.  

HALL, Calvin S.; LINDGEY, Gardner. & CAMPBELL, J. B. Teorias da personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2006, 2008.

ENGELHARDT, JR, H. Tristram. Fundamentos da Bioética. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2013.

FERRARI, R. F. et al. Manual de normas técnicas para produção acadêmica da URI. Frederico Westphalen, RS: URI – Frederico Westph, 2017.

MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 2009, 2010.