Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR

Código: 40-1477

Carga Horária: 120h (Teórica: 30h) (Prática: 60h) (TDE: 30h)

N° de Créditos: 06

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Conhecimento das afecções do sistema cardíaco e atuação fisioterapêutica.

 

Objetivos

  • Conhecer e compreender a fisiopatologia das principais afecções cardíacas agudas e crônicas
  • Conhecer e aplicar a avaliação e tratamento fisioterapêutico no paciente cardíaco adulto e infantil
  • Conhecer os exames complementares e sua utilização em relação ao diagnóstico fisioterapêutico nas afecções cardíacas
  • Compreender as necessidades da assistência fisioterapêutica hospitalar e ambulatorial, e da atuação inter multi e transprofissional da área da saúde
  • Executar ações educativas multidisciplinares em saúde
  • Conhecer procedimentos hospitalares e atuar com responsabilidade e segurança
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática fisioterapêutica nas afecções cardiológicas

 

Habilidades

  • Conhecimento das principais afecções cardíacas agudas e crônicas no paciente adulto e infantil
  • Aplicação da avaliação fisioterapêutica e técnicas por meio da prática baseada em evidências
  • Valorização da comunicação interpessoal, do compromisso, comprometimento e responsabilidade com o ser humano
  • Promoção da reinserção social e comunitária aos pacientes com sequelas cardíacas, por meio de vivências e soluções de problemas
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção e promoção da saúde nas afecções cardíacas
  • Aplicação de ações educativas em saúde

 

Conteúdos Curriculares

Anatomia e fisiologia do sistema cardíaco

Avaliação fisioterapêutica no adulto e na criança

Principais afecções cardíacas no adulto e na criança

Exames complementares e de imagem

Principais afecções cardíacas agudas e crônicas no adulto e na criança

Técnicas e tratamento fisioterapêutico no adulto e na criança

Reabilitação Cardíaca Fase I, II, III e IV

Ações educativas na comunidade relacionadas a afecções cardíacas agudas e crônicas

Reinserção social de indivíduos com doenças cardíacas crônicas

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 10h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

COSTA, Dirceu. Fisioterapia respiratória básica. São Paulo: Atheneu, 2004.

MACHADO, Maria da Glória Rodrigues. Bases da fisioterapia respiratória: terapia intensiva e reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MATSUMOTO, Toshio. Terapia intensiva pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2010.

 

Bibliografia Complementar

FROWNFELTER, Donna; DEAN, Elizabeth. Fisioterapia cardiopulmonar: princípios e práticas. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

JOHNSTON, Cíntia; ZANETTI, Nathalia Mendonça (Coord.). Fisioterapia pediátrica hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2012.

KNOBEL, Elias et al. Pediatria e neonatologia. São Paulo: Atheneu, 2005.

LAHÓZ, Ana Lúcia Capelari et al. Fisioterapia em UTI pediátrica e neonatal. São Paulo: Manole, 2009.

SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3. ed. São Paulo: Santos, 2002.