Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA e TRAUMATOLOGIA I

Código: 40-1476

Carga Horária: 120 h (Teórica: 30h) (Prática: 60h) (TDE: 30 h)

Nº de Créditos: 06

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Conhecimento das principais disfunções ortopédicas e traumatológicas da coluna vertebral e das doenças reumatológicas e atuação fisioterapêutica.

 

Objetivos

  • Conhecer as principais disfunções ortopédicas e traumatológicas da coluna vertebral e as principais doenças reumatológicas
  • Realizar avaliação e utilizar técnicas e recursos terapêuticos, conforme necessidades do paciente
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente   
  • Conhecer e compreender os exames complementares

 

Habilidade

  • Aplicação de ações educativas em saúde
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Aplicação do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção, promoção e reabilitação da saúde

 

Conteúdos Curriculares

Principais disfunções da coluna vertebral e Articulação Temporomandibular

Principais doenças reumatológicas

Avaliação fisioterapêutica e principais abordagens de prevenção e tratamento clínico e fisioterapêutico para as disfunções da coluna vertebral, da articulação temporomandibular e das doenças reumatológicas

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 10h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

MAGEE, David J. Avaliação musculoesquelética. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

HEBERT, Sizínio et al. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. 3. ed. Porto Alegre:

Artmed, 2009.

OKESON, Jeffrey P. Tratamento das desordens temporomandibulares e oclusão. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

 

Bibliografia Complementar

ANDREWS, James R. Reabilitação física do atleta. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

BARROS FILHO, Tarcísio E. P. de; LECH, Osvandré. Exame físico em ortopedia. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 2001.

DELIBERATO, Paulo César Porto. Exercícios terapêuticos: guia teórico para estudantes e profissionais. Barueri: Manole, 2007.

GOLDING, Douglas N; CARVALHO, Ciro Lobato (Trad.). Reumatologia em medicina e reabilitação. São Paulo: Atheneu, 2001.

HOPPENFELD, Stanley; MURTHY, Vasantha L (Org.). Tratamento e reabilitação de fraturas. São Paulo: Manole, 2001.