Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS: CINESIOTERAPIA II

Código: 40-1474

Carga Horária: 80h  (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa

Estudo dos conceitos, métodos e técnicas da cinesioterapia.

 

Objetivos

  • Compreender e aplicar os conceitos, métodos e técnicas da cinesioterapia
  • Personalizar o planejamento e conduta cinesioterapêutica
  • Estabelecer relações interpessoais e respeitar as individualidades em atividades que exijam trabalho em grupo, valorizando as diferenças multifatoriais
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências

 

Habilidades

  • Aplicação de recursos cinesioterapêuticos para a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação no âmbito individual e/ou coletivo
  • Valorização do conhecimento por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro

 

Conteúdos Curriculares

Pilates

Mat Pilates

Exercícios cinesioterapêuticos com bola suíça

Isostretching

Mackenzie

Treinamento Funcional

Facilitação Neuromuscular proprioceptiva (FNP)

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem o entendimento que lhes permitam desenvolver habilidades para entender, reconhecer e aplicar práticas cinesioterapêuticas. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades serão realizadas em sala de aula e na clínica escola de fisioterapia (URICEPP). Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

ADLER, Susan S.; BECKERS, Dominiek; BUCK, Math; CILENTO, Mônica de Barros Ribeiro (Trad.). PNF: facilitação neuromuscular proprioceptiva: um guia ilustrado. São Paulo: Manole, 1999.

BRODY, Lori Thein; HALL, Carrie M. Exercício terapêutico: na busca da função. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.  

KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 1998, 2005.

 

Bibliografia Complementar

MOURA, Elcinete Wentz de; SILVA, Priscilla do Amaral Campos e (Coord.). Fisioterapia: aspectos práticos e clínicos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2005.

O'SULLIVAN, Susan B; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed Barueri: Manole, 2004.

SILVA, Rafael Duarte; CAMPOS, Vinicius Castro. Cinesioterapia: fundamentos teóricos para a prática. Belo Horizonte: Coopmed, 2006.

TRIBASTONE, Francesco; MOREIRA, Daniela Heffer da Costa de Luna Alencar (Trad.). Tratado de exercícios corretivos aplicados à reeducação motora postural. Barueri: Manole, 2001.  

VIEL, Éric. O diagnóstico cinesioterapêutico: concepção, realização e transcrição na prática clínica e hospitalar. São Paulo: Manole, 2001.