Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA ADULTO

Código: 40-1473

Carga Horária: 120h  (Teórica: 60h) (Prática: 30h) (TDE: 30h)

N° de Créditos: 06

Curricularização da Extensão: 20 horas

 

Ementa

Conhecimento das principais afecções neurológicas do adulto e atuação fisioterapêutica.  

 

Objetivos

  • Compreender a fisiopatologia das afecções ou doenças neurológicas no adulto
  • Aplicar a avaliação e o tratamento fisioterapêutico no paciente neurológico adulto
  • Compreender as necessidades da assistência fisioterapêutica ambulatorial e hospitalar e a atuação em equipe
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente   
  • Conhecer e compreender os exames complementares

 

Habilidades

  • Conhecimento das afecções neurológicas e suas sequelas
  • Conhecimento da avaliação, diagnóstico e tratamento fisioterapêutico neurológico por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Promoção de situações de reinserção social e comunitária aos pacientes com sequelas neurológicas, por meio de vivências próprias e solução de problemas elencados
  • Aplicação de ações educativas em saúde
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

 

Conteúdos Curriculares

Introdução à neurociência

Aspectos estruturais e funcionais do sistema nervoso

Neuroplasticidade

Principais afecções ou doenças neurológicas e neuromusculares

Avaliação físico funcional em neurologia

CIF – Classificação Internacional de Função

Métodos, técnicas e conceitos de tratamento em fisioterapia neurofuncional

Intervenção neurofuncional no paciente adulto

Reinserção funcional e social do indivíduo

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 20h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

BRASIL NETO, Joaquim Pereira; TAKAYANAGUI, Osvaldo M. Tratado de neurologia da Academia Brasileira de Neurologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

O'SULLIVAN, Susan B; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed Barueri: Manole, 2010.

UMPHRED, Darcy A; CARLSON, Constance. Reabilitação neurológica prática. LAB Editora, 2007.

 

Bibliografia Complementar

COHEN, Helen (Ed.). Neurociência para fisioterapeutas: incluindo correlações clínicas. 2. ed. São Paulo: Manole, 2001.

KAPLAN, Harold I.; SADOCK, Benjamin J. Tratado de psiquiatria. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LUNDY-EKMAN, Laurie; ESBÉRARD, Charles Alfred (Trad.). Neurociência: fundamentos para a reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000/2009.

MERRITT, H. Houston; ROWLAND, Lewis P; ARAÚJO, Cláudia Caetano de; MUNDIM, Fernando Diniz (Trad.). Merritt, Tratado de neurologia. 10. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

STOKES, Maria. Neurologia para fisioterapeutas. Moscou: Premier, 2000.