Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: SAÚDE OCUPACIONAL

Código: 40-1468

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Nº Créditos: 02

 

Ementa

Estudo da ergonomia e fisioterapia na saúde do trabalhador.

 

Objetivos

  • Conhecer os conceitos de ergonomia e biomecânica
  • Conhecer e discutir a Legislação Vigente
  • Compreender as etapas e o processo de uma avaliação ergonômica
  • Elaborar, executar e manter programas de qualidade laboral
  • Integrar o conhecimento teórico nas intervenções fisioterapêuticas, buscando a promoção, prevenção e/ou reabilitação, interagindo de forma transdisciplinar com as equipes de saúde ocupacional
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências

 

Habilidades

  • Conhecimento dos principais conceitos em saúde ocupacional
  • Entendimento e aplicação dos métodos de avaliação e intervenção ergonômicas
  • Aplicação do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro

 

Conteúdos curriculares

Introdução à Fisioterapia do Trabalho

Legislação e Normas Regulamentadoras

Bases da Ergonomia

Análise ergonômica do trabalho (AET)

Prevenção, educação e saúde laboral

Doenças ocupacionais

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias ativas e tradicionais no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades para compreender os processos e etapas da ergonomia e saúde ocupacional. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades serão realizadas em locais afins da área. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalente a 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

EQUIPE ATLAS. (Coord.). Segurança e medicina do trabalho. 71. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

GRANDJEAN, Etienne. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 1998.

MENDES, René. Patologia do trabalho. São Paulo: Atheneu, 2005, 2007

 

Bibliografia Complementar

CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade:

conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec, 2007.

DELIBERATO, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. Barueri: Manole, 2002.

KROEMER, K.H.E; GRANDJEAN, E; GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo (Trad.). Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

MARANO, Vicente Pedro. Medicina do trabalho: controles médicos, provas funcionais. 4. ed., rev. e ampl. São Paulo: LTr, 2001.

OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de. A prática da ginástica laboral. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.