Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

Código: 40-1459

Carga Horária: 80h (Teórica: 30 horas) (Prática: 30 horas) (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Estudo da análise biomecânica e cinesiológica do sistema musculoesquelético humano.

 

Objetivos

  • Compreender os conceitos básicos em Biomecânica e Cinesiologia por meio da análise dos princípios e/ou mecanismos biomecânicos e cinesiológicos do movimento humano
  • Compreender a aplicação dos conhecimentos em biomecânica e cinesiologia na avaliação, promoção, prevenção e reabilitação do indivíduo
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita

 

Habilidades

  • Conhecimento básico dos conceitos de Biomecânica e Cinesiologia
  • Desenvolvimento da aplicação biomecânica e cinesiológica na avaliação, promoção, prevenção e reabilitação
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional    
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento
  • Organização do espaço de atividades, zelo dos materiais e equipamentos utilizados no desenvolvimento das atividades

  

Conteúdos Curriculares

Introdução à Cinesiologia e Biomecânica

Mecânica muscular

Anatomia funcional das articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores

Artrocinemática das articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores

Análise cinesiológicos da marcha humana

Técnicas de análise de movimento

Raciocínio clínico biomecânico.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

HALL, Susan; TARANTO, Giuseppe (Trad.). Biomecânica básica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000, 2005.

SMITH, Laura K et al. Cinesiologia clínica de Brunnstrom. 5. ed. São Paulo: Manole, 1997.

NORDIN, Margareta; FRANKEL, Victor H. Biomecânica básica do sistema musculoesquelético. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

 

Bibliografia Complementar

AMANDIO, Alberto Carlos; BARBANTI, Valdir José (Org.). A biodinâmica do movimento humano e suas relações interdisciplinares. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

ENOKA, Roger M. Bases neuromecânicas da cinesiologia. 2. ed. São Paulo: Manole, 2000.

HAMILL, J.; KNUTZEN, K. M. Bases Biomecânicas do Movimento Humano. São Paulo: Manole, 1999.

KAPANDJI, Adalbert Ibrahim. Fisiologia articular: esquemas comentados de mecânica humana. 5. ed. São Paulo: Panamericana, 2000.  v1, 2 e 3.

RASCH, Philip J. Cinesiologia e anatomia aplicada. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

WHITING, William Charles; ZERNICKE, Ronald F. Biomecânica funcional e das lesões musculoesqueléticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.