Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Componente Curricular: FISIOLOGIA HUMANA APLICADA

Código: 20-819

Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas) (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Estudo dos fenômenos fisiológicos responsáveis pela homeostase dos sistemas corporais.

 

Objetivos

  • Compreender os principais mecanismos fisiológicos controladores e reguladores dos sistemas humanos
  • Conhecer as principais características da fisiologia celular, da membrana e dos diferentes sistemas humanos
  • Propiciar momentos de ensino aprendizagem em grupos, de forma autônoma e continuada, considerando a ética das relações humanas
  • Conhecer procedimentos laboratoriais e atuar com responsabilidade e segurança
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita

 

Habilidades

  • Conhecimento e compreensão dos mecanismos fisiológicos que controlam e regulam os sistemas humanos     
  • Compreensão dos mecanismos reguladores dos sistemas corpóreos com intuito de manter a homeostasia
  • Instigar o estudo dos mecanismos fisiológicos de maneira integrativa correlacionando os diferentes sistemas humanos
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional    
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento
  • Desenvolvimento de práticas laboratoriais relacionadas
  • Reconhecimento da responsabilidade e compromisso com a segurança pessoal e coletiva no laboratório e o cuidado no descarte de rejeitos químicos e materiais biológicos, seguindo os preceitos da biossegurança
  • Organização do espaço de atividades, zelo dos materiais e equipamentos utilizados no desenvolvimento das atividades

 

Conteúdos Curriculares

Unidade de ensino 01 – Fisiologia Geral, Celular e Homeostase

Trabalhar os conceitos da fisiologia celular e geral. Organização funcional do corpo humano e controle do meio interno.

 

Unidade de ensino 02 – Fisiologia da Membrana e do Sistema Nervoso

Estudar a estrutura da membrana e os transportes através da mesma: difusão e transporte ativo. Potenciais de membrana e potenciais de ação. Demonstrar a organização do sistema nervoso; funções básicas das sinapses; sensações somáticas: mecanorreceptivas. Funções intelectuais do cérebro.

 

Atividades práticas: Aula prática sobre o sistema nervoso.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades 01 e 02.

 

 

 

Unidade de ensino 03 – Fisiologia do Sistema Muscular e Circulatório

Mecanismo de contração do músculo estriado esquelético, liso e estriado cardíaco. Aspectos básicos da condução elétrica do coração, bomba cardíaca, sistema valvular e débito cardíaco; Controle da pressão arterial, resistência vascular periférica e retorno venoso. Regulação do sistema cardiovascular.

 

Atividades práticas: Aula prática sobre o sistema circulatório.

 

Unidade de ensino 04 – Fisiologia do Sistema Renal e Respiratório

Entender o fluxo sanguíneo renal, filtração glomerular, processamento do filtrado glomerular nos túbulos renais, formação da urina. Fisiologia dos líquidos corporais (líquidos extra e intracelulares, controle da osmolalidade do líquido extracelular e da concentração de sódio). Regulação do equilíbrio ácido-básico. Mecânica da ventilação pulmonar; volume minuto-respiratório; ventilação alveolar. Princípios físicos das trocas gasosas. Difusão de oxigênio e dióxido de carbono através da membrana respiratória alveolar, da circulação sanguínea e dos líquidos corporais.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades 03 e 04.

 

Unidade de ensino 05 – Sistema Digestivo

Princípios gerais da função gastrintestinal, mobilidade, controle nervoso e circulação sanguínea, transporte e mistura do alimento no tubo alimentar básico. Funções no tubo alimentar, secreção, digestão, absorção. Controle neuroendócrino do sistema digestivo.

 

Unidade de ensino 06 – Fisiologia do Sistema Endocrinológico e Reprodutivo

Apresentar os conceitos da endocrinologia; hormônios hipofisários e hipotalâmicos; hormônios das glândulas tireóide, paratireóide e supra-renal. Principais aspectos fisiológicos dos distúrbios da tireóide: hipotireoidismo e hipertireoidismo. Hormônios córtico-supra-renais: funções dos mineralocorticóides e glicocorticoides. Anormalidades na secreção do córtex da supra-renal. Aspectos metabólicos do pâncreas e fígado: insulina e glucagon. Anatomofisiologia dos órgãos sexuais. Funções reprodutivas e hormonais. Regulação do ciclo sexual feminino.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 05 e 06.

  

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

AIRES, M. M. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

GANONG, W. F. Fisiologia Médica. 22. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.

GUYTON, A. C.; HALL, J.E. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2011.

 

 

 

Bibliografia Complementar

BERNE, R.M.; LEVY, M. N. Fisiologia. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2000.

CURI, R.; ARAÚJO FILHO, P. J. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

GUYTON, A. C. Fisiologia humana e mecanismos de doenças. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

SILBERNAGL, S.; DESPOPOULOS, A. Fisiologia: texto e atlas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.