Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: METODOLOGIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Código: 70-998             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Apresenta e analisa métodos e técnicas de leitura e de análise textual. Apresenta ferramentas para a construção de esquemas, resumos e fichamentos e instrumentaliza o acadêmico para o uso de diversas ferramentas para pesquisa e consulta que possibilitam a construção de trabalhos acadêmicos. Distingue entre conhecimentos científicos e não científicos, auxiliando na interpretação, redação, citação e referenciação das informações segundo as normas da ABNT.

 

Objetivos:

  • Distinguir conhecimentos científicos de não científicos;
  • Apresentar métodos científicos para interpretação, redação, citação e referenciação das informações segundo normas da ABNT;
  • Favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências para leitura e análise de textos científicos na área da Psicologia, bem como a construção de esquemas, resumos e fichamentos e artigos com a correta aplicação de citações;
  • Ensinar o processo de busca de informações científicas em bibliotecas, sites e bases de dados e sua correta referenciação.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Ciência e construção do conhecimento científico.

2. Acervo bibliográfico: identificação e utilização (bibliotecas, internet, páginas de busca e bases de dados)

3. Leitura: tipos e técnicas.

4. Análise de textos: textual, temática, interpretativa, problematização, síntese.

5. Utilização de textos da área da psicologia e de temáticas vinculadas à Educação ambiental, História e cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena e Direitos Humanos

6. Interpretação de textos e artigos científicos.

7. Esquemas, fichamentos e resumo de textos: natureza, função e regras da construção do esquema, do resumo e do fichamento.

8. Plágio.

9. Redação de trabalhos acadêmicos e científicos.

10. Normas da ABNT para redação, apresentação e publicação de trabalhos científicos:  capas, sumário, paginação, citações, referências bibliográficas.

11. Apresentações de trabalhos acadêmicos orais

 

Metodologia:

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivo-dialogadas, visitas guiadas à biblioteca, exercícios práticos de análise e elaboração de esquemas, resumos e artigos, pesquisas em bases de dados e outras fontes e seminários. Estas atividades serão desenvolvidas nas 60h presenciais, e também em atividades associadas ao Trabalho Discente Efetivo (20h).

 

Avaliação:

A avaliação será realizada a partir da entrega e apresentação das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, provas e trabalhos individuais e/ou grupais. A média final será composta em 80% pelas atividades presenciais e 20% a partir das atividades realizadas no Trabalho Discente Efetivo.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FERRARI, Rosane de Fátima; BRUM, Olívio Bochi; ECCO, Idanir; VENDRUSCOLO, Giana Bernardi Brum. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI. Frederico Westphalen, Editora URI, 2017.

DEMO, Pedro. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 5. ed. rev. Amp. São Paulo: Atlas, 2010.

 

Bibliografia Complementar

TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Práticas de linguagem: leitura e produção. São Paulo: Scipione, 2001.

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5ed. São Paulo: Atlas, 2003.

BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Makron Books, 2012.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 2ed. Campinas: Autores Associados, 2000.