Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: BASES FISIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO

Código: 70-996             

Carga Horária: (Teórica: 60)  (Prática:20)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Apresenta os conceitos básicos dos processos genéticos, celulares e fisiológicos. Estuda a hereditariedade, expressão gênica, relação genótipo, ambiente e comportamento humano. Anatomia e o funcionamento fisiológico dos diferentes tecidos, aparelhos e sistemas que compõem o corpo humano, com ênfase especial nos sistemas nervoso e endócrino. Influência dos aspectos neurofisiológicos no comportamento.

 

Objetivos:

  • Fornecer subsídios para a compreensão das leis que regem a genética, bem como os principais quadros clínicos relacionados a ela. Explorar e compreender as características humanas determinadas geneticamente.
  • Oportunizar aos alunos a compreensão dos principais processos celulares e fisiológicos dos sistemas biológicos e inter-relacionar com os assuntos abordados na atuação do psicólogo.
  • Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de comunicação e educação permanente; pensamento lógico e metodológico; capacidade de análise, interpretação e síntese com base no conhecimento teórico e científico vigente

 

Conteúdos Curriculares:

UNIDADE 1 - BIOMOLÉCULAS

Composição química e física da célula

UNIDADE 2 - Genética

Estrutura do material genético

Genes e genes alelos, cromossomos, genótipo, fenótipo

Noção geral do mecanismo de expressão gênica: transcrição e tradução

Mutações gênicas e erros inatos do metabolismo

Estrutura normal dos cromossomos e classificação das alterações cromossômicas

Principais síndromes causadas por alterações cromossômicas.

Análise de heredogramas e aconselhamento genético

Aspectos gerais da genética do comportamento

UNIDADE 3 – HOMEOSTASE

Controle do meio interno

Alças de retroalimentação

UNIDADE 4 – MEMBRANA CELULAR

Composição e estrutura da membrana plasmática

Bioeletrogênese

Potencial de membrana e de ação

UNIDADE 5 – ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO E COMUNICAÇÃO NEURONAL

Sinapse química

Propagação do impulso nervoso

Sistemas de neurotransmissores

Sistema nervoso central

Sistema nervoso periférico

Processamento de informações

Sistema nervoso simpático

Sistema nervoso parassimpático

UNIDADE 6 – MEMÓRIA E APRENDIZADO

Memória de curto e longo prazo

Memória implícita e explícita

Erros e imperfeições da memória

UNIDADE 7 – SISTEMA LÍMBICO

Amígdala e emoções

UNIDADE 8 – SISTEMA ENDÓCRINO

Sistema hipotálamo-hipofisário

Tireoide

Pâncreas endócrino

Suprarrenais

Hormônios gonadais e ciclo menstrual

UNIDADE 9 – SISTEMA CARDÍACO

Sistema elétrico cardíaco

Miocárdio

Ciclo cardíaco: sístole e diástole

UNIDADE 10 – SISTEMA RENAL

Anatomia básica do néfron

Filtração glomerular

Reabsorção e secreção tubular

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas, visando trabalhar as questões teóricas da disciplina na vivência prática.

 

Avaliação:

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

AIRES, MM. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

BORGES-OSÓRIO, Maria Regina Lucena; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013

GANONG, W.F. Fisiologia Médica. 17. ed. Porto Alegre: AMGH, 1999.

GUYTON, A.C; HALL, J.E. Tratado de fisiologia médica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

 

Bibliografia Complementar

BEAR, M.F; CONNOR, B.W.; PARADISO, M.A. Neurociências - desvendando o sistema nervoso.  Porto Alegre: Artmed, 3. ed., 2008

BERNE, R.M.; LEVY, M.N. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2000.

KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. (Ed.). Princípios da neurociência. 4. ed. Barueri: Manole, 2003.

MOTTA, Paulo Armando. Genética humana: aplicada a psicologia e toda a área biomédica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

SILVERTHORN, D.U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.