Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: INTERVENÇÕES EM PROCESSOS EDUCATIVOS

Código: 70-800

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04       

  

1. EMENTA

Apresenta recursos teórico-metodológicos para intervenção do psicólogo  nos processos educativos,  enfatizando as relações existentes entre aprendizagem, identidade e desenvolvimento humano. Discute práticas de assessoramento e o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção de saúde direcionados à comunidade educativa.

  

2. OBJETIVOS

- Abordar as metodologias pertinentes às intervenções em diferentes níveis de abrangência nos contextos de aprendizagem.

- Instrumentalizar a elaboração de análise das necessidades do contexto;

- Capacitar apara a elaboração de programas ou projetos de intervenção;

- Trabalhar as metodologias adequadas às intervenções em contextos da aprendizagem.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Diagnósticos institucionais escolares

- Adaptação escolar

* Intervenções em adaptação escolar

- Orientação sexual na escola ou sexualidade na escola

* Intervenções em educação sexual

- Orientação Profissional e Planejamento de carreira

* Intervenções em Orientação Profissional e planejamento de carreira

- Escola e família: proximidades ,limites e demandas

* Intervenções com a família

- Prática docente – entendendo o papel do professor e implicações no seu faze ma contemporaneidade

- Intervenções  com os professores

- Intervenções com os alunos em situações de vulnerabilidade;

- Entrevista com alunos, pais e professores

- Escuta a pais, alunos e professores na escola;

- Acompanhamento a crianças, adolescentes, pais e professores na escola;

- Assessoria em Psicologia Escolar

- Contribuições da psicologia na construção de projetos pedagógicos e pesquisas

  

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas, seminários, trabalhos em grupo.

 

 5. AVALIAÇÃO

Provas, trabalhos individuais e grupais.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

LASSANCE, Maria Cecília Pacheco (org.) Técnicas para trabalho de orientação profissional em grupos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.

MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (Org.). Psicologia escolar: práticas críticas . São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

MONEREO, Carles; SOLÉ, Isabel. O assessoramento psicopedagógico: uma perspectiva profissional e construtivista . Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

QUIRINO,Glauberto Da Silva . Prática Docente Em Sexualidade e Educação Sexual No Espaço Escolar. Appris, 2014.

ARAUJO, Claysi Maria M. (org) Psicologia Escolar: Novos cenários e contextos de Pesquisa, Formação e Prática. Alínea, 2009.

CENCI, Cláudia Mara Bosetto; MAURINA, Leda Rubia Corbulina; WAGNER, Márcia Fortes (orgs) Intervenções em Psicologia: transitando em diferentes contextos. Passo Fundo . IMED, 2009

NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares . Petrópolis: Vozes, 2000

SOLÉ, Isabel. Orientação educacional e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2001

WECHSLER, Solange.M. Psicologia Escolar: Pesquisa, formação e prática. Campinas. Alínea, 2008.