Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL

Código: 70-796

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA

Analisa a escola dentro do sistema educacional brasileiro numa perspectiva histórica e institucional. Aborda a formação do psicólogo escolar, discutindo sua intervenção, destacando temas relevantes para a compreensão do funcionamento desse contexto específico. Discute o papel do psicólogo como agente promotor de saúde nos processos institucionais  de aprendizagem na contemporaneidade.

 

2. OBJETIVOS

- Apresentar a instituição escola, sua origem e função social e o trabalho do psicólogo escolar.

- Analisar o contexto histórico e social da escola numa perspectiva institucional;

- Identificar as diferentes manifestações sintomáticas que emergem no cotidiano escolar;

- Desenvolver temas específicos que contribuem para o desenvolvimento social escolar.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

1- Formação a atuação do psicólogo na educação: uma retrospectiva histórica;

- Organização do sistema de ensino no Brasil - demandas para a psicologia escolar;

- O Psicólogo à serviço de promoção de saúde na educação

- Origem e função social da escola;

- Politicas públicas em educação

- Desafios da educação inclusiva

    * Possibilidades e impossibilidades na educação inclusiva

- Crianças e adolescentes em conflito com a Lei: garantias processuais explicitadas no Estatuto da Criança e do Adolescente e implicações escolares

- O trabalho com grupos na escola

- Fenômeno da indisciplina, da agressão e da violência nas escolas

- Modelos de intervenção em Psicologia Escolar: intervenções mediadas e intervenções diretas.  

- Modelos de Projetos de intervenção institucional (professores, alunos e pais);

- Elaboração e discussão de projetos

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas, seminários, trabalhos individuais e em grupo.

 

5. AVALIAÇÃO

Provas, produções individuais e em grupo.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CUROCINI, Chiara. MCCULLOCH, Patrícia. Psicólogos e Professores: um ponto de vista sistêmico sobre as dificuldades escolares. Bauru, SP: EDUSC, 1999

DAZZAMI, M.V e DE SOUZA, V.L.; Psicologia Escolar Critica: teoria e prática nos contextos educacionais. Alínea, 2016

PATTO, Maria. Helena. Souza ( org) Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo.2010

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

GUZZO, Raquel. (Org.) Psicologia escolar: LDB e educação hoje. São Paulo: Alinea, 1999. BEAUDOIN, Marie-Nathalie; TAYLOR, Maureen. Bullying e Desrespeito: Como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre, Artmed, 2006.

GUZZO, Raquel.S.ouza.Lobo; ARAUJO, Claysi. M.aria Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras. Campinas: Alínea, 2011.

MACHADO, Adriana.Marcondes. & Proença, M.arilene(Org) Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

MACHADO, Adriana Marcondes et AL. Psicologia e direitos humanos: educação inclusiva, direitos humanos na escola. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

MARTURANO, Edna. Maria, LINHARES,Maria Beatriz, LOUREIRO,Sonia Regina (Org.)

Vulnerabilidade e proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.