DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PSICOLOGIA E APRENDIZAGEM Código: 70-793 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Estuda a constituição da dificuldade de aprendizagem a partir das perspectivas interna e externa; fatores biopsicossociais em interação no processo de aprendizagem. Diagnóstico e intervenção em dificuldades e transtornos de aprendizagem.
2. OBJETIVOS -Trabalhar as dificuldades de aprendizagem, seus fatores constitutivos e possibilidades de avaliação e intervenção. - Analisar as diferentes manifestações da dificuldade de aprendizagem; - Oportunizar o conhecimento dos diferentes aportes teóricos que explicam as dificuldades de aprendizagem; - Discutir os limites e as possibilidades de aprendizagem em crianças com problemas no desenvolvimento.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES 1.Contextualização da educação e aprendizagem no momento atual. 2. Direitos humanos e educação: universalização do ensino, inclusão escolar, acessibilidade, política de cotas, educação indígena e qualidade da aprendizagem. 3. Diferença, diversidade e multiculturalismo: educação das relações étnico raciais. 4. As dificuldades de aprendizagem e suas manifestações: conceitos e etiologias. 5. Fatores relacionados às dificuldades de aprendizagem: familiares, pedagógicos, sociais, culturais, políticas públicas e educação. 6. O fracasso como sintoma escolar – os sintomas na aprendizagem e na escola. 7. Fatores individuais e aprendizagem: Transtorno Específico de Aprendizagem, TDAH, Transtorno do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual, Altas Habilidades. 8. Avaliação e Diagnóstico dos problemas de aprendizagem. 9. Diferentes modalidades e estratégias de intervenção.
4. METODOLOGIA Aulas expositivas, seminários, trabalhos individuais e em grupo.
5. AVALIAÇÃO Provas, produções individuais e em grupo. |
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BOSSA, Nádia Aparecida. Dificuldades de aprendizagem: o que são? como tratá-las? . Porto Alegre: Artmed, 2000. DOLLE, J-M. & BELLANO, D. Essas crianças que não aprendem: diagnósticos e terapias cognitivas. Petrópolis: Vozes., 1997. GARCÍA SÁNCHEZ, Jesús-Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática . Porto Alegre: Artmed, 1998.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CORDIÉ, Anie. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. SÁNCHEZ, Jesus Nicasio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica Porto Alegre, Artmed, 2004. ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. WEISS, Maria Lucia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar . 6. ed. Rio de Janeiro, 1999. STERNBERG, Robert J; GRIGORENKO, Elena L; LOPES, Magda França (Trad.). Crianças rotuladas: o que é necessário saber sobre as dificuldades de aprendizagem . Porto Alegre: Artmed, 2003.
|