Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FUNDAMENTOS PSICANALÍTICOS

Código: 70-776

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Examina as teorias psicanalíticas em seu desenvolvimento histórico. Estuda as bases do paradigma freudiano e seus principais conceitos, bem como os teóricos pós-freudianos: psicanálise inglesa, psicanálise francesa e psicologia do ego. Discute ainda a construção teórica na contemporaneidade.

 

 

2. OBJETIVOS

- Oportunizar o conhecimento das teorias psicanalíticas desde os primórdios até a contemporaneidade

- Discutir as diferenças conceituais entre as escolas psicanalíticas;

- Conhecer as contribuições e limites das teorias psicanalíticas no campo das ciências psicológicas;

- Elucidar os principais conceitos em psicanálise;

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- A vida de Freud e a Psicanálise:

*Biografia de Freud;

* Contextualização Histórica;

-Evolução Histórica da Psicanálise:

*A Pré- História da Psicanálise;

* O Inicio da Psicanálise;

* A Psicanálise como ciência:

**A Teoria do Trauma;

**Teoria Topográfica;

** Teoria Estrutural;

** Conceituação sobre o Narcisismo;

** Dissociação do Ego.

- Desenvolvimentos Posteriores a Freud.

- A Estrutura e o Funcionamento do Psiquismo:

*Princípios Básicos de Freud:

    * Existência das Pulsões;

              ** Principio do Prazer e da Realidade;

              ** Principio da Constância;

              ** Princípio da Compulsão a Repetição;

              ** Narcisismo Primário e Secundário;

              ** Masoquismo Primário e Secundário;

              ** Princípio do Determinismo Psíquico;

              ** Séries Complementares;

    **Processo Primário e Processo Secundário.

- Modelos de Funcionamento do Aparelho Psíquico:

   ** Modelo Freudiano;

             ** Outros modelos de funcionamento do aparelho psíquico.

- A Formação da Personalidade:

        *Fatores Heredo-constitucionais;

        * As antigas experiências emocionais com os pais;

        * As experiências traumáticas da vida adulta.

- As fases do Desenvolvimento Sexual:

       *Fase Oral;

       * Fase Anal (uretral);

       * Fase Fálica;

** Complexo de Èdipo.

       *Latência;

       * Puberdade e adolescência ;

       * Genitalidade.

- As Sete Escolas da Psicanálise:

     *Escola Freudiana;

     * Escola das Relações Objetais – M. Klein;

     * Psicologia do Ego;

     * Psicologia do Self;

     * Escola francesa de Psicanalise – Lacan;

     * Escola de Winnicott;

     * Escola de Bion.

-Psicopatologia Psicanalítica:

    * Psicose;

    * Neurose;

    * Perversões;

    * Pacientes Somatizadores.

- Psicanálise, direitos humanos e cidadania – o conceito de direitos humanos e suas origens históricas.

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas, trabalhos com filmes, trabalhos individuais e em grupos.

 

 

5. AVALIAÇÃO

Provas individuais, trabalhos em grupo.

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GAY, P. Freud: uma vida para nosso tempo. São Paulo: Cia das letras, 2008.

LAPLANCHE, J. & PONTALIS, J. L. Vocabulário de Psicanálise. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ZIMERMAN, D. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BLEICHMAR, N.; WILKINSKI, S.; SETTINERI, F. F. A psicanálise depois de Freud. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

FICHTNER, N. (Org.). Prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais da infância e adolescência: um enfoque desenvolvimental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FREUD, S. História do movimento psicanalítico. Em: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. Cinco lições de psicanálise. Em: Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Em: Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

NASIO, J. Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.

SLAVUTZKY, B. & SOUZA (Orgs.). História, clínica e perspectiva nos cem anos da psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.