DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FUNDAMENTOS PSICANALÍTICOS Código: 70-776 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Examina as teorias psicanalíticas em seu desenvolvimento histórico. Estuda as bases do paradigma freudiano e seus principais conceitos, bem como os teóricos pós-freudianos: psicanálise inglesa, psicanálise francesa e psicologia do ego. Discute ainda a construção teórica na contemporaneidade.
2. OBJETIVOS - Oportunizar o conhecimento das teorias psicanalíticas desde os primórdios até a contemporaneidade - Discutir as diferenças conceituais entre as escolas psicanalíticas; - Conhecer as contribuições e limites das teorias psicanalíticas no campo das ciências psicológicas; - Elucidar os principais conceitos em psicanálise;
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - A vida de Freud e a Psicanálise: *Biografia de Freud; * Contextualização Histórica; -Evolução Histórica da Psicanálise: *A Pré- História da Psicanálise; * O Inicio da Psicanálise; * A Psicanálise como ciência: **A Teoria do Trauma; **Teoria Topográfica; ** Teoria Estrutural; ** Conceituação sobre o Narcisismo; ** Dissociação do Ego. - Desenvolvimentos Posteriores a Freud. - A Estrutura e o Funcionamento do Psiquismo: *Princípios Básicos de Freud: * Existência das Pulsões; ** Principio do Prazer e da Realidade; ** Principio da Constância; ** Princípio da Compulsão a Repetição; ** Narcisismo Primário e Secundário; ** Masoquismo Primário e Secundário; ** Princípio do Determinismo Psíquico; ** Séries Complementares; **Processo Primário e Processo Secundário. - Modelos de Funcionamento do Aparelho Psíquico: ** Modelo Freudiano; ** Outros modelos de funcionamento do aparelho psíquico. - A Formação da Personalidade: *Fatores Heredo-constitucionais; * As antigas experiências emocionais com os pais; * As experiências traumáticas da vida adulta. - As fases do Desenvolvimento Sexual: *Fase Oral; * Fase Anal (uretral); * Fase Fálica; ** Complexo de Èdipo. *Latência; * Puberdade e adolescência ; * Genitalidade. - As Sete Escolas da Psicanálise: *Escola Freudiana; * Escola das Relações Objetais – M. Klein; * Psicologia do Ego; * Psicologia do Self; * Escola francesa de Psicanalise – Lacan; * Escola de Winnicott; * Escola de Bion. -Psicopatologia Psicanalítica: * Psicose; * Neurose; * Perversões; * Pacientes Somatizadores. - Psicanálise, direitos humanos e cidadania – o conceito de direitos humanos e suas origens históricas.
4. METODOLOGIA Aulas expositivas, trabalhos com filmes, trabalhos individuais e em grupos.
5. AVALIAÇÃO Provas individuais, trabalhos em grupo.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA GAY, P. Freud: uma vida para nosso tempo. São Paulo: Cia das letras, 2008. LAPLANCHE, J. & PONTALIS, J. L. Vocabulário de Psicanálise. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ZIMERMAN, D. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BLEICHMAR, N.; WILKINSKI, S.; SETTINERI, F. F. A psicanálise depois de Freud. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. FICHTNER, N. (Org.). Prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais da infância e adolescência: um enfoque desenvolvimental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. FREUD, S. História do movimento psicanalítico. Em: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. FREUD, S. Cinco lições de psicanálise. Em: Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Em: Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. NASIO, J. Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1989. SLAVUTZKY, B. & SOUZA (Orgs.). História, clínica e perspectiva nos cem anos da psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
|