DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS Código: 70-775 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Estuda os processos psicológicos básicos de sensação, percepção, consciência, atenção, memória, motivação e emoção, buscando analisar os aspectos biológicos e contextuais implicados nesses processos.
2. OBJETIVOS - Apresentar os processos psicológicos básicos em seus aspectos descritivos e experimentais, bem como a relação desses processos com o desenvolvimento humano global e com as bases genéticas subjacentes ao comportamento. - Introduzir os pressupostos teóricos dos processos psicológicos básicos estudados. - Discutir as relações entre os processos psicológicos básicos estudados, suas bases biológicas de funcionamento e as influências do ambiente sobre esses processos. - Apresentar pesquisas atuais referentes aos processos estudados.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Sensação: *Aspectos anatômicos e fisiológicos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato, posição). - Percepção: * Funções gerais da percepção; * Percepção de forma, distância e profundidade, movimento; * Constâncias perceptuais; * Ilusões perceptuais clássicas (Ponzo, Müller-Lyer, sala de Ames, horizontal-vertical e outras); * Teorias da percepção; * Desenvolvimento da percepção visual; *As influências do meio sobre a percepção. - Consciência: * Funções da consciência (monitoração e controle); * Relação da consciência com outros processos psicológicos básicos; * Fenômenos de dissociação da consciência; * Tópicos sobre consciência: sono e sonhos, alterações da consciência por drogas psicoativas, meditação, hipnose, fenômenos psi. - Motivação: * Definição de termos: motivação, motivo, necessidade, impulso (drive), instinto, padrão de ação fixo, homeostase; * Perspectivas teóricas sobre motivação: teorias do instinto, teoria da homeostase, teoria do impulso (drive), teoria do incentivo, teoria da motivação inconsciente (psicanálise), teoria da hierarquia de necessidades (Maslow); * Motivação intrínseca e extrínseca; * Motivação e comportamento alimentar (obesidade, anorexia e bulimia); * Motivação e comportamento sexual; * Motivação e comportamento materno; * Motivação e comportamentos de curiosidade e busca de estimulação. - Emoção: * Componentes das emoções (subjetivos, comportamentais e fisiológicos); * Emoções básicas; * Teorias sobre emoção; * Emoção, defesas e estratégias de enfrentamento; * Raiva e agressão; * Ansiedade e estresse. - Memória: * Processos de memória (codificação, armazenamento, recuperação);
4. METODOLOGIA: Aulas expositivas, seminários, pesquisa de bibliografia recente sobre os conteúdos da disciplina.
5. AVALIAÇÃO: Provas, trabalhos individuais e em grupo, discussão de experimentos.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ATKINSON, Rira. L. et al. Introdução à psicologia de Hilgard. 13ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia. São Paulo: Pioneira, 2002 IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DAMÁSIO, António R.. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das letras, 2000. DAMÁSIO, António R.; VICENTE, Dora; SEGURADO, Maria Gerogina (Trad.) O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das letras, 2001. HUMPHREY, Nicholas. Uma história da mente: a evolução e a gênese da consciência. Rio de Janeiro: Campus, 1994. DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. 3ed. São Paulo: Makron Books, 2001. GAZZANIGA, Michael S.; HEATHERTON, Todo F. Ciência Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
|