Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I

Código: 70-1049              

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Apresenta e discute o exame neuropsicológico, os principais instrumentos de avaliação neuropsicológica e a interpretação dos resultados Aborda as contribuições da avaliação para as mais diversas áreas e contextos e nas diferentes etapas do ciclo vital.

 

OBJETIVO GERAL

Conhecer a avaliação neuropsicológica, seus instrumentos e aplicação em diferentes contextos e etapas do ciclo vital.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar quais instrumentos de avaliação neuropsicológica são  adequados às demandas específicas da avaliação.
  • Analisar e interpretar os resultados de uma avaliação neuropsicológica.
  • Elaborar um parecer ou laudo neuropsicológico.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Breve histórico das neurociências e da neuropsicologia

2. Métodos de investigação em neurologia

2.1. O exame de estado mental

2.2. As técnicas de neuroimagem e suas indicações em neuropsicologia

3. Avaliação neuropsicológica

3.1. Conceito, objetivos e aplicações da avaliação neuropsicológica

3.2  Avaliação neuropsicológica de crianças

3.3. Avaliação neuropsicológica de adultos e idosos

4. Métodos investigativos

4.1. Bateria básica em avaliação neuropsicológica ( testes, aplicação e interpretação)

4.2. Baterias neuropsicológicas flexíveis (testes, aplicação e interpretação)

4.3. Baterias neuropsicológicas compreensivas (testes, aplicação e interpretação)

5. Avaliação neuropsicológica em situação especial: a perícia legal, a criança, o idoso, o usuário de substâncias psicoativas e o paciente no leito

6. Elaboração de parecer/laudo neuropsicológico

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 30h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 10h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FUENTES, Daniel, MALLOY-DINIZ, F., L., CAMARGO, Pires, C. H., COSENZA, M., R. (01/2014). Neuropsicologia: Teoria e Prática, 2nd edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582710562/

MALLOY-DINIZ, F., L., MATTOS, Paulo, ABREU, Neander, FUENTES, Daniel. (01/01/2016). Neuropsicologia: Aplicações Clínicas, 1st edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582712917/

SALLES, de, J. F., HAASE, Geraldi, V., MALLOY-DINIZ, F., L. (01/01/2016). Neuropsicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência, 1st edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved

from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582712849/

 

Bibliografia Complementar

ANASTASI, A. & URBINA, S. Testagem psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

BARBIZET, J & DUIZABO, J. Manual de Neuropsicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. Artmed Editora, 2009.

MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica-2. Artmed Editora, 2018.

MIOTTO, Correa, E., LUCIA, de, M. S., SCAFF, Milberto. (02/2012). Neuropsicologia Clínica. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0421-7/