Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA POSITIVA I

Código: 70-1046            

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Aborda a Psicologia Positiva como um movimento na Psicologia, seus principais conceitos e desdobramentos teóricos. Discute a inserção da Psicologia na pesquisa e na prática da Psicologia. Descreve possibilidades de intervenção na Psicologia na perspectiva da Psicologia Positiva nas mais diversas áreas de atuação da Psicologia e área afins (Avaliação Psicológica, Clínica, Gestão de Pessoas, Educação).

 

Objetivos:

  • Conhecer a Psicologia Positiva e  o contexto do seu surgimento, reconhecendo-a como  um movimento na Psicologia contemporânea
  • Identificar a importância pesquisa no desenvolvimento da  psicologia Positiva
  • Identificar os principais conceitos da Psicologia Positiva e seus desdobramentos teóricos
  • Descrever possibilidades de intervenção em Psicologia e áreas afins  na perspectiva da Psicologia Positiva (Avaliação Psicológica, Clínica, Gestão de Pessoas, Educação ).

 

Conteúdos Curriculares:

  1. O movimento  da  Psicologia Positiva
  2. A pesquisa e a Psicologia Positiva
  3. Principais conceitos da Psicologia Positiva e seus desdobramentos teóricos
  4. Intervenção em  Psicologia Positiva (Avaliação Psicológica, Clínica, Gestão de Pessoas, Educação ).

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 30h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 10h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

HUTZ, Claudio S.  Avaliação em Psicologia Positiva. Porto Alegre: Grupo A, 2014.  

SNYDER, C. R; LOPEZ. S. J.  Psicologia Positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RASHID, Tayyab; SELIGMAN, Martin. Psicoterapia Positiva: Manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2019.

 

Bibliografia Complementar

BOEHS & SILVA, Narbal. Psicologia Positiva nas organizações e trabalho: conceitos fundamentais. São Paulo: Vetor, 2017

SELIGMAN, Martin. Florescer: uma nova compreensão da Felicidade e bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.

MATSUMOTO, L.M.L. S. Psicologia positiva e psiquiatria positiva: a ciência da felicidade na prática clínica. Editora Manole, 2020.  

NAKANO, T. C. Psicologia Positiva aplicada à Educação. São Paulo, Editora Vetor, 2018.

HUTZ, Claudio S. Avaliação em Psicologia Positiva: Técnicas e Medidas.  São Paulo: Hogrefe 2016.