Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR III - PSICOLOGIA

Código: 70-1036             

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:60)   Nº de Créditos:3

 

Ementa:

Desenvolvimento e apresentação de projeto multidisciplinar e extensionista, integrando disciplinas do curso de Psicologia

 

Objetivos:

  • Desenvolver competências e habilidades em psicologia, de modo inovador, científico, empreendedor e interdisciplinar, permitindo a integração teoria-prática, o trabalho em equipe e o aprendizado autônomo, bem como a construção de uma visão sistêmica à problematização e contextualização de problemas reais. Além disso, visa a  compreensão do papel do psicólogo no mercado de trabalho e a sua importância como agente transformador social.

 

Conteúdos Curriculares:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe, com a integração de conteúdos curriculares entre disciplinas do curso de Psicologia.

 

Metodologia:

O Projeto Integrador 3 será desenvolvido por meio da integração e aplicação prática de conteúdos da área da Psicologia e estará focalizado no desenvolvimento de eventos científicos para comunidade acadêmica e comunidade externa. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 50 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

MURTA, Sheila Giardini; LEANDRO-FRANÇA, Cristineide; SANTOS, Karine Brito DOS; POLEJACK, Larissa. Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, Planejamento e estratégias de intervenção. Porto Alegre: Sinopsys, 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

 

Bibliografia Complementar

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

KUPSTAS, Marcia (Org.). Ciência e tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 2003.

KALISH, Karen. Como fazer apresentações espetaculares. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

LEE, Nancy R.; KOTLER, Philip. Marketing social. São Paulo: Saraiva Educação, 2020

VOLPATO, Gilson L. Bases teóricas para redação científica: por que seu artigo foi negado? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007.