Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: TRABALHO E SUBJETIVIDADE

Código: 70-1030             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Apresenta o contexto histórico do trabalho e analisa criticamente as organizações, buscando compreender as relações de trabalho na contemporaneidade. Discute a produção de subjetividade a partir do trabalho e o processo de saúde e adoecimento dos trabalhadores neste contexto, bem como apresenta recursos teórico-metodológicos para intervenção no contexto institucional e organizacional, enfatizando as relações existentes entre trabalho e subjetividade.

 

Objetivos:

  • Instrumentalizar de forma teórica e técnica a atuação do psicólogo no âmbito do trabalho, bem como apresentar a importância dos diversos contextos de trabalho e suas implicações para o funcionamento psíquico dos sujeitos, por meio dos recursos conceituais da psicologia aplicados à esfera do trabalho.
  • Elucidar a relevância do trabalho para a sociedade e para o sujeito;
  • Analisar criticamente as situações e ambientes de trabalho no que diz respeito às suas implicações para o psiquismo humano, bem como seus efeitos sobre a saúde física e mental dos trabalhadores;
  • Identificar situações relacionadas ao trabalho e à saúde psíquica que requeiram intervenção de psicólogos, bem como apresentar alternativas de intervenção neste âmbito.

 

Conteúdos Curriculares:

1.    Contextualização histórica:

1.1. A evolução histórica do trabalho;

1.2. O valor simbólico do trabalho na contemporaneidade;

1.3. O trabalho traduzido na dinâmica organizacional;

1.4. As três faces da psicologia do trabalho.

2.       A importância do trabalho para a subjetividade:

2.1.    Trabalho e identidade;

2.2.    Trabalho e subjetividade;

2.3.    Trabalho e o processo de saúde e adoecimento.

3.    Organização social do trabalho e possibilidades de intervenção do psicólogo:

3.1. Clima e cultura organizacional;

3.2. Trabalho e sustentabilidade socioambiental;

3.3. Diversidades e o trabalho;

3.4. Acidentes de trabalho;

3.5. Desligamento humanizado;

3.6. Desemprego;

3.7. Direitos Humanos, o trabalho e o trabalhador.

3.8. Trabalho profissional do psicólogo do trabalho: potencialidades e desafios

4.    Organizações, trabalho e subjetividade: o processo de saúde e doença

4.1   O processo de adoecimento do trabalhador;

4.2   Transtornos mentais relacionados ao trabalho;

4.3   Doenças ocupacionais e repercussões psíquicas;

4.4 Teorias relacionadas ao estresse;

4.5 Psicodinâmica do trabalho: clínica do trabalho;

4.6 Saúde do trabalhador e qualidade de vida nas organizações.

 

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BITENCOURT, Claudia Cristina et al. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2012.

DEJOURS, Christophe. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

JACQUES, Maria da Graça Corrêa; CODO, Wanderley (Org.). Saúde mental e trabalho: leituras. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CATTANI, Antônio David (Org.). Dicionário crítico sobre trabalho e tecnologia. 4. ed., rev. ampl. Petrópolis: Vozes, 2002.

DAVEL, Eduardo; VASCONCELLOS, João (Org.). Recursos humanos e subjetividade. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

FLEURY, Maria Tereza et al. As pessoas nas organizações. São Paulo: Editora Gente, 2002.

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.

ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jayro Eduardo; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.