Departamento de Ciências Humanas Disciplina: PROJETO INTEGRADOR I - PSICOLOGIA Código: 70-1009 Carga Horária: (Teórica: ) (Prática:60) Nº de Créditos:3
Ementa: Desenvolvimento e apresentação de projeto multidisciplinar e extensionista, integrando disciplinas do curso de Psicologia.
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe com a integração de conteúdos curriculares entre disciplinas do curso de Psicologia
Metodologia: O Projeto Integrador 1 será desenvolvido por meio da integração e aplicação prática de conteúdos da área de Desenvolvimento Humano, Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo Vital e das disciplinas do semestre e anteriores, cujo tema será definido pelo Núcleo Docente Estruturante do curso em semestre anterior. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 50 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.
Avaliação: Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI), o Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.
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Bibliografia Básica ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Bookman/Artmed, 2009. MURTA, Sheila Giardini; LEANDRO-FRANÇA, Cristineide; SANTOS, Karine Brito DOS; POLEJACK, Larissa. Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, Planejamento e estratégias de intervenção. Porto Alegre: Sinopsys, 2015. PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Bibliografia Complementar BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. GONÇALVES, Maria da Graça M. Psicologia, subjetividade e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2010. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. DANNA, Marilda Fernandes; MATOS, Maria Amélia. Aprendendo a observar. 2. ed. São Paulo: Edicon, 2011. KOLLER, Sílvia Helena (Org.). Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
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