Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: FUNDAMENTOS DA TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Código:  70-1002            

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Estuda as origens da terapia cognitivo-comportamental, desde o behaviorismo. Apresenta o modelo cognitivo e os princípios da terapia cognitivo-comportamental. Discute a compreensão do ser humano na perspectiva cognitivo-comportamental. Aborda as sessões de avaliação, estruturação das sessões e plano de tratamento. Introduz as intervenções cognitivo-comportamentais.

 

Objetivos:

  • Abordar o papel do ambiente na compreensão do comportamento humano conforme a da abordagem cognitivo-comportamental.
  • Avaliar a estruturação da personalidade segundo as teorias cognitivo-comportamentais.
  • Apresentar as características das terapias cognitivo-comportamentais.
  • Estudar os pressupostos teóricos e as técnicas utilizadas na psicoterapia.
  • Discutir a aplicabilidade da psicoterapia cognitivo-comportamental.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Principais conceitos do behaviorismo

  1. Reforço positivo
  2. Reforço negativo
  3. Punição positiva
  4. Punição negativa

2. Passagem do entendimento comportamentalista para o cognitivista

  1. Albert Bandura e o determinismo recíproco
  2. Compreensão do ser humano na perspectiva cognitivo-comportamental

3. Introdução à terapia cognitivo-comportamental

  1. Histórico
  2. Definição
  3. As três gerações da terapia cognitivo-comportamental
  4. Teoria da Personalidade base para atuação  na TCC
  5. Princípios básicos do tratamento

4. Visão geral do tratamento

  1. Relação terapêutica

5. O modelo cognitivo

  1. Pensamentos automáticos
  2. Crenças intermediárias
  3. Crenças centrais

6. Sessões de avaliação em terapia cognitivo-comportamental

  1. Entrevistas iniciais
  2. Diagnóstico ateórico
  3. Diagnóstico teórico – conceituação cognitiva inicial
  4. Plano de tratamento

7. Estruturação das sessões

  1. Estrutura da primeira sessão
  2. Estrutura das sessões posteriores

8. Distorções cognitivas

9. Conceituação cognitiva

10. Introdução às técnicas cognitivo-comportamentais

11. Terapias contextuais (terceira geração)

 

Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ANDRETTA, Ilana; OLIVEIRA, Margareth da Silva. (Org.). Manual prático de terapia cognitivo-comportamental. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

BECK, Judith S. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997.

THASE, Michael E.; WRIGHT, Jesse H.; BASCO, Mônica R. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

Bibliografia Complementar

BANDURA, Albert; AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely A. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BECK, Aaron T.; ALFORD, Brad A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RANGÉ, Bernard. P. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SALKOVSKIS, Paul M. Fronteiras da terapia cognitiva. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.