Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Fundamentos do Cuidado de Enfermagem I

Código: 40-867         

Carga Horária: 90 horas (Teórica: 60)  (Prática: 30)     

Créditos: 06

 

1 EMENTA

Cuidados de enfermagem para o atendimento das necessidades humanas básicas voltadas para o cuidado tais como: higiene, conforto, oxigenação, hidratação e nutrição, eliminações urinárias e intestinais, integridade cutâneo mucosa e administração de medicamentos. Desenvolvimento de raciocínio clínicas e de habilidades técnicas com ênfase na Sistematização da Assistência de Enfermagem.

 

2 OBJETIVO

Desenvolver conhecimento teórico prático para o processo de cuidado em Enfermagem.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Cuidado de Enfermagem na avaliação do indivíduo: cuidados básicos na assistência de enfermagem; sinais vitais; desenvolvimento de habilidades em procedimentos básicos em laboratório;

Cuidado de Enfermagem nas necessidades de conforto, repouso e segurança, incluindo a família no processo;

Cuidado de Enfermagem às necessidades de higiene;

Cuidado de Enfermagem às necessidades de ingesta e excretas;

Cuidado de Enfermagem às necessidades de regulação terapêutica, incluindo os tipos de soluções parenterais e noções básicas sobre cálculos de medicações;

Cuidado de enfermagem as necessidades de oxigênio e sensoriais;

Noções de biossegurança

Segurança do paciente;

Ética no cuidado e direitos humanos;

Sistematização da Assistência de Enfermagem.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização de material didático e interativo, utilizando as metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, seminários, leituras discussões de artigos, vídeos, simulações realísticas e atividades integradas. Atividades teórico prática em laboratório e serviços de saúde.

 

5 AVALIAÇÃO

O processo será baseado em conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos, por meio de diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa. Participação nas atividades teóricas-práticas e avaliação teórica e prática.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

GALANTE, Fátima A. B. Alves; Costa, ROSA. Maria Ferreira, DENZIN, Solange Cristina. Procedimentos básicos em enfermagem. São Paulo: Komedi, 2012.

POTTER, Patrícia Ann; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de enfermagem. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013; v. 1 e v. 2.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DOENGES, Marilynn E.; MOORHOUSE, Mary Frances; MURR, Alice C. Diagnósticos de enfermagem. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

FIGUEIREDO, Nébia; MACHADO, William. Corpo e saúde: condutas clínicas de cuidar. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2009.

HARADA, Maria de Jesus Castro Sousa; PEDREIRA, Mavilde da Luz Gonçalves (Org). Terapia intravenosa e infusões. São Caetano do Sul. SP. Yendis Editora, 2011.

KAWAMOTO, Emilia Emi; FORTES, Julia Ikeda. Fundamentos de enfermagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2009.

NETTINA, Sandra M. Prática de enfermagem. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2011.