Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Fundamentos do Cuidado de Enfermagem I Código: 40-867 Carga Horária: 90 horas (Teórica: 60) (Prática: 30) Créditos: 06
1 EMENTA Cuidados de enfermagem para o atendimento das necessidades humanas básicas voltadas para o cuidado tais como: higiene, conforto, oxigenação, hidratação e nutrição, eliminações urinárias e intestinais, integridade cutâneo mucosa e administração de medicamentos. Desenvolvimento de raciocínio clínicas e de habilidades técnicas com ênfase na Sistematização da Assistência de Enfermagem.
2 OBJETIVO Desenvolver conhecimento teórico prático para o processo de cuidado em Enfermagem.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Cuidado de Enfermagem na avaliação do indivíduo: cuidados básicos na assistência de enfermagem; sinais vitais; desenvolvimento de habilidades em procedimentos básicos em laboratório; Cuidado de Enfermagem nas necessidades de conforto, repouso e segurança, incluindo a família no processo; Cuidado de Enfermagem às necessidades de higiene; Cuidado de Enfermagem às necessidades de ingesta e excretas; Cuidado de Enfermagem às necessidades de regulação terapêutica, incluindo os tipos de soluções parenterais e noções básicas sobre cálculos de medicações; Cuidado de enfermagem as necessidades de oxigênio e sensoriais; Noções de biossegurança Segurança do paciente; Ética no cuidado e direitos humanos; Sistematização da Assistência de Enfermagem.
4 METODOLOGIA Atividades de ensino com a utilização de material didático e interativo, utilizando as metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, seminários, leituras discussões de artigos, vídeos, simulações realísticas e atividades integradas. Atividades teórico prática em laboratório e serviços de saúde.
5 AVALIAÇÃO O processo será baseado em conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos, por meio de diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa. Participação nas atividades teóricas-práticas e avaliação teórica e prática.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. GALANTE, Fátima A. B. Alves; Costa, ROSA. Maria Ferreira, DENZIN, Solange Cristina. Procedimentos básicos em enfermagem. São Paulo: Komedi, 2012. POTTER, Patrícia Ann; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de enfermagem. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013; v. 1 e v. 2.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DOENGES, Marilynn E.; MOORHOUSE, Mary Frances; MURR, Alice C. Diagnósticos de enfermagem. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. FIGUEIREDO, Nébia; MACHADO, William. Corpo e saúde: condutas clínicas de cuidar. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2009. HARADA, Maria de Jesus Castro Sousa; PEDREIRA, Mavilde da Luz Gonçalves (Org). Terapia intravenosa e infusões. São Caetano do Sul. SP. Yendis Editora, 2011. KAWAMOTO, Emilia Emi; FORTES, Julia Ikeda. Fundamentos de enfermagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2009. NETTINA, Sandra M. Prática de enfermagem. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2011. |