Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I E

Código: 40-707

Carga Horária 30 horas (Teórica: 15) (Prática: 15)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Projeto de pesquisa ou de prática assistencial concernente ao profissional Enfermeiro.

 

2 OBJETIVO

Instrumentalizar o educando para a elaboração de projeto científico na área da saúde-enfermagem seja ele de cunho investigativo, assistencial, revisão integrativa ou sistemática.

 

3. CONTEUDO CURRICULAR

Revisão da Literatura (Integrativa ou Sistemática) nas bases de dados

Resoluções sobre ética em Pesquisa  

Elaboração do Projeto.

 

4 METODOLOGIA

O projeto de pesquisa ou prática assistencial será elaborado individualmente pelo educando sob a orientação de um professor do Curso de Graduação em Enfermagem. A partir do objetivo da proposta, se for o caso, o projeto deverá ser submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição de Ensino. O projeto deverá ser submetido banca de qualificação. As orientações para a redação final do projeto e apresentação oral seguem os padrões definidos pelo manual de Normas Técnicas para Produções Acadêmicas da URI.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem será realizada por banca examinadora a qual considerará a aplicabilidade do estudo e suas repercussões para a produção do conhecimento de enfermagem, para os serviços de saúde, para formação acadêmica e para a sociedade em geral.

 

BIBLIOGRAFIA

6.BIBLIOGRAFIA BÁSICA

6.1 Câmpus de Erechim

MCEWEN, Melanie. WILLS, Evelyn M. Bases teóricas para enfermagem. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MALAGUTTI, William. CAETANO, Karen Cardoso. Gestão do serviço de enfermagem no mundo globalizado. Rio de Janeiro: Rubio, 2009.

MORTON, Patrícia Gonce [et al]. Cuidados críticos de enfermagem: uma abordagem holística. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7.1 Câmpus de Erechim

GARCEZ, Regina. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação – 2009-2011/Organização da North Amercian Nursing Diagnosis Association. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MALAGUTTI, William. MIRANDA, Sônia Maria Rezende Camargo de. Os caminhos da enfermagem: de Florence à globalização. São Paulo: Phorte, 2010.

CARVALHO, Geraldo Mota de. Enfermagem do trabalho. São Paulo: E.P.U, 2011.

ARAUJO, Luciane de Almeida. REIS, Adriana Teixeira. Enfermagem na prática materno neo-natal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

SALLUM, Ana Maria Calil. PARANHOS, Wana Yeda (coordenação). O enfermeiro e as situações de emergência. 2. Ed., ver. E atual. São Paulo: Atheneu, 2010.