Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Saúde Coletiva e Epidemiologia

Código: 40-1511

Carga Horária: 90 (Teórica: 30) (Prática: 60)  

Créditos: 06

 

1 EMENTA

Epidemiologia, Planejamento, Avaliação e Monitoramento em Saúde Coletiva. Processo de trabalho da enfermagem na rede de atenção à saúde. Gestão do cuidado. Processo de Enfermagem: Sistematização da Assistência de Enfermagem nos espaços de cuidado da Saúde Coletiva com ênfase na Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem CIPESC. Enfermagem no cuidado à família. Grupos de educação em saúde. Atenção domiciliar e Consulta de enfermagem. Interdisciplinaridade na Saúde Coletiva.

 

2 OBJETIVO

Desenvolver competências, habilidades e atitudes utilizando os conhecimentos da epidemiologia para a atuação do Enfermeiro na gestão do cuidado, raciocínio clínico e na gestão dos serviços de saúde, com enfoque no planejamento, avaliação e monitoramento em saúde coletiva.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Epidemiologia na saúde coletiva: cálculos de medidas de ocorrência (prevalência, incidência, taxas) e medidas de efeitos;

Aplicação da epidemiologia na análise de indicadores em saúde;

Aplicação da epidemiologia na análise de fatores de risco relacionados a desfechos em saúde;

Planejamento Estratégico Situacional – PES na Saúde Coletiva;

Avaliação da qualidade na Saúde Coletiva;

Indicadores de avaliação da qualidade na Saúde Coletiva e Sistemas de Informação em Saúde;

Monitoramento em Saúde na Saúde Coletiva;

Auditoria dos serviços de saúde no SUS;

Processo de Trabalho na Saúde Coletiva;

Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde.

Acolhimento com classificação de risco e estratificação de risco na Atenção Primária à Saúde.

Linhas de Cuidados a Pacientes com Condições Crônica.

 

4 METODOLOGIA

Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas metodologia ativa Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos), como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico.

Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado na saúde coletiva será utilizado: aulas expositivas-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos e estudos de casos clínicos, atividades em grupo, debates e atividades ou dinâmicas de fixação do conteúdo. Ainda poderão ser utilizadas atividades interdisciplinares, interclasse e intercursos.

As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado na atuação do enfermeiro para fortalecimento do SUS e da ciência da Enfermagem.

 

5 AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas atividades em campo prático, demonstrando interesse, atitude, conhecimento, respeito, postura e ética. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.

Na avaliação do desempenho nas atividades teóricas serão utilizados provas e trabalhos acadêmicos, que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do acadêmico. A avaliação do desempenho das atividades práticas será descrita em anexo.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ROUQUAYROL, Maria Z.; GURGEL, Marcelo. Rouquayrol - Epidemiologia e saúde.: MedBook Editora, 2017.

BONITA R, Beaglehole R, Kjellstrom T. Epidemiologia Básica. 2ª ed. São Paulo: Grupo Editorial Nacional; 2010

MENDES, Eugênio Vilaça. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012. 512 p.: il.

SANTOS, Sônia Maria Rezende Camargo de Miranda Álvaro da S. A enfermagem na gestão em atenção primária à saúde. SP: Editora Manole, 2007.

PAIM, Jairnilson S.; FILHO, Naomar de A. Saúde Coletiva - Teoria e Prática. [Digite o Local da Editora]: MedBook Editora, 2014.

SOLHA, Raphaela Karla de T. Sistema Único de Saúde - Componentes, Diretrizes e Políticas Públicas. SP: Editora Saraiva, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de planejamento no SUS. 1. ed., rev. Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 138 p.

DA GARCIA, Telma R.; CUBAS, Marcia R.; GALVÃO, Maria C B.; NÓBREGA, Maria M. Lima. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE(R): Versão 2019/2020. Porto Alegre: Artmed, 2020.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Organização Pan-Americana da Saúde. Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde ; Ministério da Saúde, 2010. 48 p.: il

SANTOS, Álvaro da S.; TRALDI, Maria C. Administração de enfermagem em saúde coletiva. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2015.

Lacerda J.T.; Botelho L.J. Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Planejamento na atenção básica [Recurso eletrônico].; Cláudia Flemming Colussi. Florianópolis : UFSC, 2012. 64 p.

 KAWAMOTO, Emília E; SANTOS, Maria Cristina H; MATTOS, Thalita M. de. Enfermagem Comunitária. 2 ed. São Paulo: E.P.U., 2009.