Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva IIA

Código: 40-1509

Carga Horária: 120 (Teórica: 60) (Prática: 60)

Créditos: 08

 

1 EMENTA

Conceitos de políticas públicas, políticas públicas de saúde, problemáticas por meio de indicadores sociais e indicadores de saúde. Processo de elaboração, implementação e avaliação das políticas, papel dos atores sociais e agenda das intervenções no Sistema Único de Saúde. Determinantes Sociais de Saúde e processo de saúde doença. Internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde, doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Ações de cuidado para promoção, prevenção, tratamento e reabilitação na saúde coletiva.

 

2 OBJETIVOS:

Desenvolver competências, habilidades, atitudes e raciocínio clínico para atuação do Enfermeiro na formulação, implementação, avaliação das políticas públicas de saúde e programas de saúde, e desenvolver processo de enfermagem para a promoção da saúde e prevenção das doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).  

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Políticas Sociais, Welfare State e Políticas de Saúde;

Papel do Enfermeiro nas Políticas Públicas de Saúde;

Doenças transmissíveis: definição, fisiopatologia, história natural da doença, etiologia e ocorrência das doenças transmissíveis - Tuberculose, HIV/AIDS, Sífilis adquirida, gestacional e congênita, Hanseníase, Caxumba, Coqueluche, Difteria,  Poliomielite/Paralisia Flácida Aguda, Febre amarela, Infecção pelo Vírus Zika, Chikungunya, Febre maculosa, Leishmaniose, Doença de chagas, Leptospirose, Sarampo, Rubéola, Varicela.

Programas de saúde nas doenças transmissível e DCNT: processo de enfermagem das doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Papel do Enfermeiro promoção da saúde e prevenção das doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

 

4 METODOLOGIA

Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico-reflexivo e raciocínio clínico.

Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado na saúde coletiva será utilizado: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos e estudos de casos clínicos, atividades em grupo, debates e atividades ou dinâmicas de fixação do conteúdo. Ainda poderão ser utilizadas atividades interdisciplinares, interclasse e intercursos.

As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado na atuação do enfermeiro para fortalecimento do SUS e da ciência da Enfermagem.

 

5 AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas atividades em campo prático, demonstrando interesse, atitude, conhecimento, respeito, postura e ética. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.

Na avaliação do desempenho nas atividades teóricas serão utilizados provas e trabalhos acadêmicos, que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do acadêmico. A avaliação do desempenho das atividades práticas será descrita em anexo.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOUZA, M. C. M. R.; HORTA, N. C. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

SOLHA, Raphaela Karla de T. Sistema Único de Saúde - Componentes, Diretrizes e Políticas Públicas. SP: Editora Saraiva, 2014.

GONÇALVES, Guilherme C.; AFFONSO, Lígia M F.; TEIXEIRA, Vanessa R.; et al. Elaboração e implementação de políticas públicas. Porto Alegre : SAGAH, 2017.

PAIM, Jairnilson S.; FILHO, Naomar de A. Saúde Coletiva - Teoria e Prática. [Digite o Local da Editora]: MedBook Editora, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 8. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 444 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília : Ministério da Saúde, 2014.162 p.

DA GARCIA, Telma R.; CUBAS, Marcia R.; GALVÃO, Maria C B.; NÓBREGA, Maria M. Lima. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE(R): Versão 2019/2020. Porto Alegre: Artmed, 2020.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ROUQUAYROL, Maria Z.; GURGEL, Marcelo. Rouquayrol - Epidemiologia e saúde. [Digite o Local da Editora]: MedBook Editora, 2017.

SOLHA, Raphaela Karla de T.; GALLEGUILLOS, Tatiana Gabriela B. Vigilância em Saúde Ambiental e Sanitária. SP: Editora Saraiva, 2015.

CAMPOS, G. W. S. C. et al. (Org). Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec; 2012.

SMANIO, Gianpaolo P.; BERTOLIN, Patrícia Tuma M. O Direito e as políticas públicas no Brasil. SP: Grupo GEN, 2013.

CARVALHO, Sérgio R. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudanças. 2. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.

KAWAMOTO, Emília E; SANTOS, Maria Cristina H; MATTOS, Thalita M. de. Enfermagem Comunitária. 2 ed. São Paulo: E.P.U., 2009.

Organização Pan-Americana da Saúde. Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde, 2010. 48 p.: il