Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva IA

Código: 40-1508

Carga Horária: 60 horas (Teórica: 30) (Prática: 30)

Créditos: 04

 

EMENTA

Contextualização histórica da Saúde Pública Internacional e no Brasil. Movimentos Reformistas/Reforma Sanitária. Sistema Único de Saúde (SUS). Construção da Legislação em Saúde no Brasil e Modelos de Atenção à Saúde. Discussões e reflexões sobre o conceito de saúde pública, saúde coletiva, Atenção Primária à Saúde e Atenção Básica à Saúde. O Processo de Enfermagem: Sistematização da Assistência de Enfermagem nos espaços de cuidado da Saúde Coletiva com ênfase na Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem CIPESC. Enfermagem no cuidado à família. Grupos de educação em saúde. Atenção domiciliar e Consulta de enfermagem. Interdisciplinaridade na Saúde Coletiva.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver competências, habilidades, atitudes e raciocínio clínico para atuação do Enfermeiro no cuidado na atenção primária à saúde, promoção da saúde, prevenção de doenças, e reabilitação dos indivíduos com impactos na saúde coletiva e inserção dos acadêmicos nos espaços do Sistema Único de Saúde com vivências e práticas que propiciem uma formação inter e multiprofissional, crítica, reflexiva e humanista.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Conceitos de Saúde Pública e Saúde Coletiva.

História da Saúde Pública Internacional e no Brasil e os seus contextos, especialmente a Reforma Sanitária.

Sistema Único de Saúde e os instrumentos Legais.

Saúde Suplementar.

Acesso e Cobertura Universal de Saúde.

Atenção Primária à Saúde e atributos.

Estratégia de Saúde da Família.

Determinantes sociais de saúde e Processo Saúde/Doença.

O Processo de Enfermagem: Sistematização da assistência de Enfermagem nos diferentes ciclos de vida, nas diferentes culturas, ao indivíduo e a família.

Acolhimento e consulta de enfermagem.

Atenção domiciliar e educação em saúde.

Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva – CIPESC.

Instrumentos para cuidado de enfermagem às famílias na Atenção Primária em Saúde Interdisciplinaridade na Saúde Coletiva.

 

METODOLOGIA

Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico.

Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado na saúde coletiva será utilizado: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos e estudos de casos clínicos, atividades em grupo, debates e atividades ou dinâmicas de fixação do conteúdo. Ainda poderão ser utilizadas atividades interdisciplinares, interclasse e intercursos.

As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado na atuação do enfermeiro para fortalecimento do SUS e da ciência da Enfermagem.

 

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas atividades em campo prático, demonstrando interesse, atitude, conhecimento, respeito, postura e ética. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.

Na avaliação do desempenho nas atividades teóricas serão utilizados provas e trabalhos acadêmicos, que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do acadêmico. A avaliação do desempenho das atividades práticas será descrita em anexo.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MOREIRA, T. C. et al. Saúde Coletiva. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

SOARES, C.B.; CAMPOS, C. M. S. (Org.). Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri, SP: Manole, 2013.

SOUZA, M. C. M. R.; HORTA, N. C. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

SANTOS, Álvaro da Silva; CUBAS, Marcia Regina. Saúde coletiva: linhas de cuidado e consulta em enfermagem. Rio de Janeiro : Elsevier, 2012. 304p.

SOUZA, Marina Celly; HORTA, Natália. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2018. 396 p.

COSTA, Aline do Amaral Z.; HIGA, Camila Braga de O. Vigilância em saúde. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

DA GARCIA, Telma R.; CUBAS, Marcia R.; GALVÃO, Maria C B.; NÓBREGA, Maria M. Lima. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE(R): Versão 2019/2020. Porto Alegre: Artmed, 2020.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BERTOLLI FILHO, C. História da saúde pública no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.

CAMPOS, G. W. S. C. et al. (Org). Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec; 2012.

CARVALHO, S. R. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

HELMAN, C. G. Cultura, saúde e doença. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1994.

PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.